Mafra do ‘Festival do Pão’ e das tradições


É da tradição, não apenas dar atenção ao Pão, na mesa, mas também, à realização do Festival do Pão, em Mafra. Sim porque o Pão de Mafra é conhecido, apreciado e consumido, muito para lá dos limites do concelho. E de 7 a 16 de julho, o Festival do Pão regressa ao Jardim do Cerco, em Mafra, num regresso que traz novidades ao certame. Desde logo um recinto que aumenta em termos de espaço e de destaque das tradições locais e da atenção a tudo o que envolve o fabrico e consumõ do Pão, não apenas de Mafra, mas de todos os tipos e origens de Pão que se produz e consome no luso território. Curiosamente é neste quadro, abrangente, que a Região Autónoma dos Açores, merece todas as atenções bem como ao Pão que por lá se fabrica. O pão na relação com os açoreanos e as suas populares festividades e romarias, nomeadamente as do ‘Senhor Santo Cristo’, serão aliás, uma das formas de todos “viajarem” e descobrirem este belo e peculiar território.

A história, as tradições, os consumos, a distribuição do Pão, os saberes transmitidos de geração em geração no que ao Pão de Mafra diz respeito, estará particularmente em evidência no certame, por via da realização de um Forum do Pão, mas também dos showcookings e degustações de pão, elemento essencial aliás, ao longo dos tempos na nossa alimentação.

Aquela que é já a 11ª edição do Festival do Pão (de Portugal) em Mafra, conta no seu cartaz, com o habitual espaço das Tasquinhas, onde Pão e petiscos além de diversas outras iguarias e produtos locais casam, podemos dizer, na perfeição. A doçaria, onde por vezes o pão também é ingrediente fundamental, também marca forte presença, no certame. A animação, bom essa não poderia faltar e por exemplo, o folclore e os Ranchos da região com tudo o que significam, se tornam “obrigatórios no Festival de Mafra.

Numa palavra uma mão cheia de propostas e uma montra de Pão de fazer inveja… a outras iniciativas… que vêm no Pão um elemento até dispensável…

Ora tome então nota do

Festival do Pão (de Portugal) em 11ª edição

Mafra (Jardim do Cerco) entre os dias 7 e 16 de julho

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.