Tradições de Almeirim
A Culinária
Autoria de Anónio Cláudio, com a chancela da Confraria Gastronómica de Almeirim. Datado de 2007, o livro faz um levantamemnto do interessante património gastronómico do concelho.
Diga-se que nos revela uma diversidade de sopas, muito para lá da icónica” Sopa da Pedra, pratos de carne, também de peixes, com preponderância para ‘peixes de rio’ e doces. Entre estes surge o “bolo fino”, (que de fino não tem nada!) e cuja receita constitui o principio da revitalização de uma receita então em desuso…Feito com massa -pão, açucar e canela, reflete a necessidade de recurso ao mais simples que a vida não está(va) para desperdícios…

Gastronomia da Ria Formosa
O livro da responsabilidade da Confraria Marinha da Ria Formosa, foi editado em 2022. Um projeto que ganhou forma a partir de um Concurso Gastronómico e no qual se afirmaram 14 receitas tradicionais algravias e 6 de autor, que utilizam ingredientes da ria Formosa.
Tradições, Gentes e Herança Histórica
Mais do que o recurso aos produtos endógenos é a contextualização económica, social e geográfica deste território, com as suas gentes e tradições que aqui se retrata, vincando do que faz a diferença, enaltece a riqueza e diversidade do nosso património gastronómico.


“Conta (-me) Carneirinhos”
Interessante edição da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno sediada em Marco de Canaveses.
Passada de geração em geração a ‘receita’ do Anho Assado com Arroz de Forno chega agora numa versão simples, elucidativa e animada com que se apresenta este prato típico da cozinha portuguesa e comum aos concelhos de Marco de Canaveses e Baião.
«É um livro escrito a pensar nas crianças e na importância da divulgação e manutenção das nossas tradições».
Estão de parabéns os seus autores – Luís Brás, chanceler da Confraria e a escritora Aldora Pinheiro, com ilustração da autoria de Joselina Ferreira.
Primeira obra desta Confraria e exemplo do muito que há a fazer no sentido da continuidade do trabalho do movimento confrádico. Referência na literatura infantojuvenil a publicação granjeia elogios e suscita pedidos de públicos escolares e não só em oda a região norte.
Cherovia no Prato
É o primeiro Livro publicado a nível nacional em torno desta temática. A Cherovia, as suas caracteristicas e potencialidades na alimentação é o que podemos ver na publicação da responsabilidade da Confraria da Cherovia e Panela no forno, sedeada na Covilhã. Coordenado por Eduardo Cavaco, o livro com rfeceitas e boas fotografias dos pratos e das tradicionais cherovias fritas, pretende «dar a conhecer as receitas em que se utiliza esta iguaria. E são agora muitas, graças à criatividade dos 12 Chfes da cidade da Covilhã convidados a preparar um prato à base da cherovia.
Cumprem-se dois objectivos com esta edição, sublinha o fundador da Confraria que é «promover a nossa gastronomia e divulgar a Cherovia». Estamos satisfeitos com este lançamento que de há muito constituia um guia para a nossa actividade quotidiana.
.


“Viseu à Prova”
Joana Barros autoria
edição da Confraria Grão Vasco
Um livro especial, que contou com a colaboração de diversas personalidades ligadas ao vinho e à gastronomia, mas também às tradições populares da Beira Alta. Da autoria de Joana Barros e numa edição da Confraria Grão Vasco, esta publicação datada de 2020, remete-nos para as “receitas tradicionais mas igualmente para as tradições do concelho e da região”.
Na génese do livro ‘Viseu à Prova’ estão três elementos importantes que são “a gastronomia, o turismo e as emoções”, bem como “a experiência que se vive nos destinos que se visitam”. “Foi a junção destes três elementos que decidi avançar, com o indispensável apoio da Confraria”, referiu a autora Joana Barros.
Deverá estar ligado para publicar um comentário.