








Montalegre vai acolher este ano, entre 21 e 23 de abril um evento da maior importância para o movimenmto confrádico em Portugal.
A iniciativa do Município tarnsmontano de Montalegre e do Turismo do Porto e Norte de Portugal visa promover o debate em torno das multiplas questões com que se depara o movimento confrádico neste período pós pandémico e perspectivar também o futuro.
A partilha de experiências e realidades deste movimento que tem por objectivo primeiro a preservação do património eno-gastronómico nacional que é de valor ímpar, uma das marcas identitárias aliás do luso-território.
A divulgação das Confrarias EnoGastronómicas e do Movimento Confrádico constitui outro dos vectores deste magno encontro de Montalegre. Numa jornada como esta não poderiam faltar as palestras, mesas redondas, os showcookings, as provas e degustações do que de melhor tem cada uma das nossas aldeias, vilas e cidades. Uma garnde Montra de produtos de Confrarias é o que se nos apresenta nesta reunião em terras de Trás-os-Montes
Vão ser 3 dias para conhecer e dar a conhecer a essência de cada Confraria. Uma oportunidade para apreciar o que de melhor têm as Confrarias, o que representam e saber um pouco das receitas que fazem parte do nosso Património Eno-Gastronómico.


Diversas Confrarias, de norte a sul de portugal já manifestaram o interesse e a ddisponibilidade para estarem presentes, com stands, prodtos e expsoições em torno do que são, representam e defende. Um encontro magno, singular, oportuno e sobretudo saboroso que se avizinha. Uma reeunião profícua e de valorização deste movimento é o que se perspectiva para 21, 22 e 23 de abril, no Pavilhão Multiusos de Montalegre.
Montalegre espera-vos de portas e braços abertos, na certeza de um acolhimento bem à maneira dos transmontanos !
https://www.facebook.com/events/1902176776799816/?ref=newsfeed
Portugal acolhe Congresso Mundial das Confrarias Báquicas
As Confrarias Báquicas de todo o mundo vão reunir em Congresso no ano de 2023, em Portugal. O evento que vai decorrer entre os dias 27 de maio e 2 de junho, nas cidades do Porto e Gaia, contennpla também visitas enoturísticas e gastronómicas e ainda actividades culturais em Lisboa, Oeiras e Évora.
O Minho e os seus Vinhos Verdes, o Douro, Lisboa e o Alentejo, são as regiões vitivínicolas em grande destaque no âmbito deste Congresso Internacional das Confrarias Báquicas, que conta com mais de 700 participantes, oriundos de um total de 34 países.
Este é o maior evento internacional ligado à Vinha e ao Vinho, que se realiza em Portugal, numa organização da “Federação Internacional das Confrarias Báquicas” onde se integra a congénere portuguesa.
Vinhos de excelência ‘made in’ Portugal
«Portugal, está na moda e os nossos vinhos vão ganhando cada vez mais notoriedade. O nosso turismo ligado ao vinho é cada vez mais apreciado lá fora» começa por afirmar o Presidente da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal.
Pedro Rego assegura que «a realização deste Congresso entre nós é uma forte aposta que asssumimos, no intuito de melhorar a imagem que Portugal e os seus vinhos têm no exterior. Queremos mostrar que neste momento trabalhamos ao nível do melhor que se faz no mundo, em todas as atividades ligadas ao vinho» acrescenta o Presidente da FCBP.
Este Congresso, vai ter lugar em Portugal, curiosamente, 22 depois de uma primeira reunião do género e, num tempo bem diferente da atualidade, sendo resultado de uma decisão da magna assembleia de Confrarias Báquicas, realizada em Paris no ano de 2020, contando com o alto Patrocínio da Presidência da República.
Voltar a receber esta organização em Portugal, num tempo muito diferente do já distante ano de 1998, cria uma enorme expectativa e constitui um grande desafio para todos nós e as Confrarias Báquicas que integram a nossa estrutura associativa» conclui o Presidente da Federação das Confrarias Báquicas, portuguesas.
