A história da mais antiga região demarcada, vitivinícola do mundo, passa por S. João da Pesqueira. Os melhores Vinhos, finos e de consumo, produzidos no Douro, mostram-se e transacionam-se na VINDOURO.
O certame deste ano, na Pesqueira, volta a merecer as maiores atenções, tal a qualidade dos vinhos em apreço, a amplitude da feira bem a panóplia de inciativas que decorrem no âmbito desta festa da Vinha e dos Vinhos e também, de todos quantos fazem deste, um território de excelência, para os seus produtos endógenos.
A Vindouro, em S. João da Pesqueira tem lugar nos dias 31 de agosto, ainda 1, 2, e 3 de setembro, período de tempo, durante o qual haverá lugar a Provas de Vinhos, Exposições e visitas ao Museu do Vinho, concertos musicais, Leilão de Vinhos, oportunidade para saborear o melhor da gastronomia duriense, usufruir das idílicas paisagens, bem como partilhar viagens a tempos de Pombal, esse mesmo, o impulsionador-mor desta região demarcada, de vinhas em socalcos, qual tela onde o castanho térreo vai surgindo entre os verdes vinhedos e, sempre, com o rio Douro em rodapé …
Daí a homenagem que se traduz na animação, no Jantar e Cortejo Pombalino, de trajes a rigor e de acordo com a época do Marquês de Pombal, qual cartaz dos cartazes desta iniciativa cujo palco é S. João da Pesqueira a mais antiga Vila do luso território.
O evento da responsabilidade do Municipio de S. João da Pesqueira, ganha ainda, maior dimensão na medida em que a Pesqueira e todos os demais municipios durienses, vivem a distinção de «Capital Europeia do Vinho» neste ano de 2023, atribuida por Bruxelas ao Douro -Património da Humanidade. “Uma referência europeia, no vinho, na vinha, na cultura e na celebração haromoniosa da natureza e da obra secular realizxada por sucessivas gerações de durienses».
Descobrir e usufruir do Douro é agora a grande oportunidade…Venha daí …à
VINDOURO, S. João da Pesqueira de 31 de agosto a 3 de setembro
Douro-Cidade Europeia do Vinho 2023

