“Nozes” por cá …chamamos-lhe um “figo”! E sabem porque motivo ? Precisamente porque em Torres Novas se realiza um magno e importante certame, ou melhor dito é um “três em um”” …Falamos mais concretamente da «Feira Nacional dos Frutos Secos» já na sua 36ª edição, que também é evento de dimensão «Internacional dos Frutos Secos» pela 30ª vez, já que os frutos secos e passados são produtos de excelência que acrescente-se, correm mundo ou melhor aceites e bem em outras paragens. Ora por essa abrangência e procura nacional e internacional o evento ganhou dimensão e tem uma enorme importância para a economia da cidade e muito em particular para os produtores torrejanos, que continuam a estar no centro das atenções…das diferentes entidades, quer locais quer nacionais. Por fim mas que não é sinónimo de menor importância esta, é mesmo, a «Feira do Figo Preto» uma especialidade bem torrejana, cada vez mais aprecidada que aqui se apresenta, prova e comercializa há já quase duas dezenas de anos, sendo esta a 19ª edição da mostra.
De 4 a 8 de outubro, pode dizer-se, todos os caminhos vão dar às Praças 5 de outubro e dos ‘Claras’ (e quem é da região, conhece a origem do nome deste local), em Torres Novas ao evento que continua a afirmar o concelho como «capital dos frutos secos e passados» bem como a trazer dinâmicas a um setor com fortes raízes na tradição e na cultura torrejanas. É aqui que frutos secos e passados, estão em grande evidência, mas também outros produtos alimentares, aqui se juntam ao artesanato regional e à gastronomia tradicional “temperados” com animação fazendo do certame uma verdadeira e magna festa de sons, de sabores, de tradições e instituições locais que não deixam de marcar presença.
Uma iniciativa com objetivos especificos como a dinamização e dignificação do setor dos frutos secos e passados, coonstituindo aposta forte na preservação dos saberes e sabores, associados aos frutos secos, com principal destaque para a tradição, a cultura e o património de Torres Novas.
Uma cidade e um concelho sublinhe-se, bem localizado, com boas acessibilidades e com considerável potencial turistico e económico que importa relçar e promover.
De referir que esta simultaneidade da 36.ª Feira Internacional dos Frutos Secos e 19.ª Feira do Figo Preto de Torres Novas alia tradição e inovação, conjugando objetivos de diferenciação e qualidade, transmissão de conhecimento e envolvimento da comunidade torrejana, com os muitos visitantes/clientes, em número muito significativo para a afirmação do evento que de há muito ultrapassou os limites geográficos do concelho, da região e do próprio país, numa aposta das associações de produtores em estreita ligação e apoio do Municipio de Torres Novas .
Feira Nacional e Internacional dos Frutos Secos
19ª Feira Nacional do “Figo Preto” de Torres Novas
Praça dos Claras e Praça 5 de outubro em Torres Novas entre os dias 4 e 8 de outubro

