Arouca apresenta a Castanha não apenas como um elemento que leva a reunir os locais, em torno do assador, a que se junta o provar do vinho novo … ! Não, a castanha como produto de excelência que é, promove a tradição e incentiva à criatividade, no âmbito da cozinha regional.
Celebrar o castanheiro e a castanha, mas igualmente o mel e o cogumelo como produtos da terra, promovendo a sua produção e incentivando o seu uso na gastronomia regional, são assim os grandes objectivos do Festival da Castanha que tem lugar em Arouca, entre 26 a 29 de outubro.
O certame diferencia-se pela realização de um concurso gastronómico, que envolve a restauração local. procurando que sejam apresentadas nos menus, várias propostas onde constem a castanha é verdade, mas também o mel e os cogumelos. É de uma mostra gastronómica que se trata nesta iniciativa que se complementa com os tradicionais magustos, as visitas de campo, os concertos, além de um showcooking, visitas educativas dirigidas aos mais pequenos, um percurso pedestre, uma saída micológica, além de workshops sobre frutos secos, a que se junta ainda a mostra de cestaria e folclore bem como uma exposição sobre os usos do castanho.
Um programa vasto e variado este 12.º Festival da Castanha, organizado pelo Município de Arouca em conjunto com a Associação Florestal de Entre Douro e Vouga e também a AGA – Associação Geoparque Arouca e ainda a Casa do Povo de Arouca. Numa palavra Arouca faz a sua festa da Castanha e contribui para a dinamização da economia local.
Festival da Castanha- mostra, comercialização e fim de semana gastronómico
Arouca, dias 26 a 29 de outubro

