‘Judia’ atrai milhares à Feira de Valpaços


Carrazedo de Montenegro, no concelho de Valpaços assume-se como a Capital da Castanha e leva tão a sério esta sitaução que promove o produto de excelência da terra e região com a realização da Feira da Castanha. É assim vai já para vinte e seis anos a promoção e venda da ‘Judia’ variedade preponderante entre vários outros tipos de castanha, que por estas paragens se apanham e comercializam, no quadro deste certame. E tanto o fazem pela via da venda de inúmeras toneladas de castanha, crua, cozida, assada ou também como elemento principal de licores, na doçaria ou mesmo como parte integrante da gastronomia regional.

Variedade, dimensão, importância económica pesam na realização da «Feira da Castanha Judia» em Carrazedo de Montenegro, agendada para os dias 10, 11 e 12 de novembro numa organização da Junta de Freguesia local com o apoio do Muncípio de Valpaços.

“Não podemos deixar de valorizar o facto do concelho de Valpaços, mais precisamente a Serra da Padrela, ter a maior mancha de castanha judia da Europa, constituindo-se como um dos principais centros de produção e exportação de castanha de Portugal e onde existem as variedades ‘Judia’, ‘longal’, ‘lada’ e ‘cota'” elucida o Presidente da Junta .

A Feira cuja XXVI se realiza em novembro próximo é dedicada a este famoso e importante fruto, trazendo à vila milhares de pessoas, muito graças ao cartaz sempre diversificado, que para além da mostra e venda dos produtos tradicionais do concelho, que vão desde o vinho, ao azeite, aos frutos secos, bem como o tradicional e saboroso fumeiro, sem esquecer o «Folar de Valpaços IGP» sublinhe-se, ainda as compotas e a rainha da “festa” – a mundialmente famosa castanha de Carrazedo – DOP da Padrela.

Um evento de três dias que conta com a gastronomia regional e muita animação, sendo de assinalar a disponibilização aos visitantes do ‘bolo gigante’ de Castanha, além de ações desportivas que permitem uma maior abrangência de públicos que acorrem a Carrazedo e a Valpaços, o que não deixa de ser uma mais valia para a economia deste nosso território, garante o autarca de Valpaços.

Por tudo isto se percebe este asumir da «Capital da Castanha» por parte de Valpaços e mais particularmente de Carrazedo de Montenegro com uma produção média anual da ordem das 12 mil toneladas da Judia e demais variedades, deste fruto, castanho, reluzente …um produto com Denominação de Origem Protegida, (DOP) “Castanha da Padrela”.

Feira da Castanha Judia em XXVI edição

Carrazedo de Montenegro, Valpaços dias 10 a 12 de novembro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.