Alvarinho é sinónimo de vinho, para mais “fresquinho” e traz nos ainda, à memória as verdes e belas paisagens do Minho. Mas quando falamos em “Festa do Alvarinho” devemos sublinhar que se trata de uma verdadeira festa que coloca em evidência não apenas os bons e frescos vinhos que se produzem no concelho de Melgaço e na região, mas também toda uma série de produtos locais onde será de destacar o “Fumeiro”, apresentável das mais variadas formas e sabores.
Ora, por isso mesmo desde 1995 que aqui tem lugar a “Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço (FAFM). E de uma festa digamos “caseira” se foi fazendo um evento de amplitude regional e nacional, concorrida e sobretudo considerada como cartaz enogastronómico e turístico, reforçando a posição de Melgaço como local de visita “0brigatório” nesta altura do ano, tanto para pessoas dos diversos pontos do território nacional e também um grande número de espanhóis, sobretudo da vizinha Galiza, mas todas com manifesto interesse nos produtos “made in” Melgaço.
Promover os produtos locais, de qualidade, sublinhe-se, como sejam os vinhos “alvarinhos”, o fumeiro, o artesanato bem como a rica, diversificada e saborosa gastronomia minhota, mas também toda a actividade turística, os vários agentes locais e regionais são objectivos que o certame contempla e cumpre a cada edição. E ponderados todos os vários elementos, a “Festa do Alvarinho e do Fumeiro” assume particular importância para a economia desta terra e concelho, tal a montra patente dos produtos e potencialidades de Melgaço e deste território de excelência que é o Minho.
Festa do Alvarinho e do Fumeiro
Melgaço, dias 22, 23 e 24 de abril 2016