Quem disse que no arquipélago da Madeira, não existem outras formas de promover o melhor que existe naquele território, enganou-se redondamente. Na verdade nem só de flores, de foguetes … ou do Bolo do Caco, se faz a Madeira turística e gastronómica. A prova ai está com a realização do Festival da Truta/Rota da Sidra, qual “casamento da comida com a bebida, aliás muito apreciada -a Sidra.
O evento decorre entre 25 a 29 de maio no concelho de Santana e visa promover os produtos da região e traz consigo, como não podia deixar de ser, para além da componente gastronómica a vertente cultural, através da realização do “Encontro de Grupos Culturais” do concelho de Santana.
A apaladada Sidra, bem ao gosto dos madeirenses e a Truta, são dois importantes produtos “made in” Madeira, mas que na realidade têm permanecido em segundo plano, face aos sabores e à divulgação mais sistemática de outros como as “Espetadas em pau de louro”, o “bolo do caco”, com manteiga de alho …ou ainda as pequenas mas saborosas “Bananas da Madeira”…que até ganharam novas madrinhas …!
Uma excelente oportunidade esta, de promover a produção aquícola local e regional e apreciar as muitas ementas que se podem preparar com as Trutas, criadas nomeadamente em Ribeiro Frio.
Workshops, visitas, provas e exposições onde o processo artesanal da produção de sidra estará em evidência, integram o cartaz deste Festival e roteiro da Sidra, que se estende à
Achada do Cedro Gordo, Pico do Cedro Gordo e Chão do Cedro Gordo, na freguesia de São Roque do Faial, concelho de Santana.
Descubra a Madeira, os seus produtos e a gastronomia regional no
“Festival da Truta/Rota da Sidra”, concelho de Santana, dias 25 a 29 maio
