A zona ribeirinha do Tejo tem no Barreiro uma das suas referências e em termos gastronómicos prova-se… Vários são os ingredientes e os pratos que ao longo dos anos se apuraram, afirmando ou não influências vindas dos alentejanos, dos transmontanos, dos beirões que aqui assentaram arraiais, vivendo e trabalhando.
Não é de agora a realização de Mostras e Concursos que têm dado conta do que de melhor se faz e come, nesta margem do Tejo, promovidas pela Câmara Municipal do Barreiro, contando com a colaboração da restauração da cidade e concelho…
Junho de 2016 chega e com ele mais uma oportunidade para degustar os “Sabores Ribeirinhos” num Concurso Gastronómico, sem que isso signifique apenas e só pratos à base de peixe…bem pelo contrário com uma diversidade e qualidade de fazer crescer água na boca…das entradas, às sobremesas.
O 18º Concurso de Gastronomia Ribeirinha, está a chegar dando um novo impulso à criatividade e à economia local, colocando no mapa das iniciativas gastronómico-turísticas a cidade e concelho do Barreiro.
Promover e divulgar a Gastronomia Ribeirinha, feita à base de produtos com origem nos rios Coina e Tejo, afirmar o património cultural e a oferta turística, contribuindo igualmente para a dinamização do tecido económico do Barreiro, são aliás os objectivos do “Concurso” que tem lugar de 6 a 24 de junho, no Barreiro.
Venha daí saborear e descobrir as diferentes facetas desta cidade e concelho, marcado pelas formas “Pão de Açucar” ou as actividades que as “Memórias” guardam num “Espaço” digno de todo esse património cultural.
18º Concurso de Gastronomia Ribeirinha
Barreiro, restauração local de 6 a 24 de junho
