“Hermanos” gastam fumeiro de Vinhais


«Del 9 al 12 de febrero Vinhais vuelve a ser escenario del mayor evento gastronómico del Norte de Portugal, la Feria del Ahumado (Feira do Fumeiro). Más de 70 mil visitantes acuden anualmente a este certamen, donde se venden cerca de cinco toneladas de ahumados certificados.

Su certificación es la garantía de un riguroso control de calidad, asociada a un profundo conocimiento del arte de fabricación secular, a la carne de cerdo de raza Bísara y al inconfundible sabor de los ahumados de Vinhais; razones del éxito de este producto, en torno al cual se produce, anualmente, una facturación de casi seis millones de euros (en su venta directa, así como en la economía asociada al sector).

Los beneficios que realmente resultan de la celebración de esta feria, promueven que este tipo de evento no falte a su cita anual. Este año se prevé que se concentren alrededor de medio millar de expositores, destacando que más de 100 se han excluido solamente por falta de espacio físico, ante la imposibilidad de ampliación.»

Na realidade Vinhais afirma-se como um dos grandes certames de todo o norte de Portugal tal é a qualidade do Fumeiro, a dimensão e o historial da realização desta mostra/festa que coloca em evidência a tradição, o saber e os sabores do Fumeiro regional.  E tal como o periódico espanhol refere esta é uma grande feira, a maior de todo este vasto território, atraindo nos dias da sua efectivação, um número já superior a 70 mil visitantes e apreciadores das iguarias que aqui se dão a conhecer, provar e se transacionam, o que aliás, é uma mais valia de extrema importância para a economia local.

E desses milhares e milhares de pessoas que demandam Vinhais, muitos são portugueses provenientes um pouco de todo o país desde o grande Porto, as beiras, o ribatejo e mesmo Lisboa  mas também muitos e muitos dos vizinhos espanhóis, conhecedores da qualidade do fumeiro de Vinhais. Mas a grandeza do evento não deixa de ter também o contratempo de deixar de fora, na edição que se se prepara, por razões de espaço físico disponível, qualquer coisa como uma centena de expositores.

Crescer, vencer e afirmar-se pela qualidade mas igualmente a segurança dos frequentadores passa por esta realidade, não tirando pelo contrário o mérito a um certame que está nas bocas do mundo e nas atenções de todos quantos se preparam para rumar a Vinhais, ao apreciar do Fumeiro e a toda a animação que o certame proporciona. Vinhais, os produtores e divulgadores do melhor que o concelho e a região tem ou produz, agradecem. Biba o fumeiro de Vinhais !- que os Zamoranos tanto apreciam!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s