Ai migas ! Tantas e tão boas que só de pensar já me vai dando um nozinho na barriga…Pois na verdade é todo um mês dedicado às Migas, uma esta especialidade bem alentejana, logo ali no Alandroal.
Migas de espargos, migas de coentros …migas de tomate, migas com entrecosto, com carne de alguidar, migas de poejos com peixe frito , que é como quem diz para todos os gostos, uns preferem carne , outros peixe e nem a propósito com bacalhau à lagareiro, migas com lombinhos, enfim migas à alentejana, ou não tivessem todas os cheiros que lhe emprestam as ervas aromáticas, a que se lhes juntam os saberes alentejanos…
É dos “12 meses de boa gastronomia” que se prova, a cada nova edição no Alandroal. E mês a mês, vai sendo dedicado a uma das muitas iguarias que esta terra põe em evidência, numa estreita ligação do município, com a restauração local. Envolver todo o concelho, dinamizar a procura deste pedaço do alentejo, promovendo os produtos da terra, as tradições e a gastronomia são objectivos deste programa que vai decorrer ao longo de 2016. A participação e adesão crescem, o êxito deste evento gastronómico -turistico consolida-se e o Alandroal mantém este cartaz no topo da atractividade ao concelho e ao imenso alentejo, com tanto para saborear e (re) descobrir pois por muito que se caminhe por estas bandas, sempre é uma experiência diferente, enriquecedora para quem nela participa.
Venha lá daí até Alandroal que são tantas e tan boas as migas que nos esperam que seria, perdoem-me até pecado não aproveitar …do que vem à mesa. ah dos vinhos e doces nem se fala que tino é coisa que nã pode faltar …
Mês das Migas – fevereiro no Alandroal ’17
inserido no programa “12 meses de boa gastronomia”