“Rio” de gente nas populares Tasquinhas!


Joguemos agora o jogo das palavras! Se lhe lhe disser “Lapardana” o que responderia ?
E o termo “Queijinhos de Sal… terá algo a ver com queijos com excesso de sal ou com algo feito em sal mas em formato redondo que nem queijo !! Será esta a hipótese certa ?
Arriscará certamente a dizer que “Sopa de Fressura” é qualquer coisa de comer mas não sabe bem do que se trata! Verdade?

De facto tudo tem a ver com Gastronomia e regional sublinhe-se, mas também aos usos e costumes de Rio Maior, esse concelho bem perto de Lisboa ou a uns quilómetros mais de Coimbra ou mesmo do Porto. Pertinho o que não será desculpa para não espreitar esta festa!!!!

Conhecer a gastronomia regional, saborear o que de melhor tem este concelho ribatejano, partilhar histórias e tradições com as gentes locais , será oportuno daqui a uns dias ou semanas no âmbito das já célebres TASQUINHAS de Rio Maior. Este é  um certame sobejamente popular que põe tudo e todos, nas freguesias a trabalhar para essa montra do que é, sabe fazer e bem receber em Rio Maior. Ah ainda mais quando se trata de diversificada comida e toda ela saborosa, feira como manda a tradição que foi passando aliás de geração em geração … É de  boa cozinha regional ribatejana mas principalmente de uma grandiosa festa da Gastronomia que Rio Maior tornou cartaz de referência nacional.

Ah em termos do tal jogo de palavras sempre lhe adiantamos-lhe que a
«Lapardana» é um dos pratos regionais mais típicos desta terra e os seus ingredientes são pão, batatas (cozidas), azeite e alho e que pode ser tanto um prato de peixe como de carne, já que é feito com bacalhau assado ou carne de porco frita !

Os Queijinhos de Sal têm este nome na verdade, devido ao seu formato. O sal é moldado com sinchos e depois cozido em forno de lenha. Conservam-se por muito tempo e podem ser utilizados como tempero. Basta para tal, raspá-los com uma faca.

Quanto à “Sopa de Fressura” leva as vísceras mais grossas de certos animais, como o fígado, coração, baço ou moleja, temperadinha com azeite … ah e um naco de pão para uma refeição à moda antiga…ou moderna, que a crise tem destas coisas!

Mas nem só destas iguarias vivem as TASQUINHAS em Rio Maior que é onde se pode comer, do que as freguesias do concelho têm de mais típico. Aceite o convite e

De 24 de março a 2 de abril todos os caminhos vão dar a Rio Maior e às Tasquinhas!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s