Uma “Fortaleza de Sabores” é o que se pode dizer da iniciativa que tem lugar de 28 a 30 deste mês de abril em Valença. Ou então se preferirem, que os “Sabores d’ Aldeia” estão vivos e fortes como outrora, muito por força das receitas que foram sendo preservadas e transmitidas de geração em geração até aos nossos dias.
Certo, certo é que apesar deste brincar com as palavras, os sabores tradicionais, a utilização dos produtos locais, estão bem patentes na gastronomia regional, que vai estar à prova, em mais uma edição da «Feira Gastronómica» em Valença. Num cenário histórico são as tasquinhas, montadas ao longo dessa “sala de visitas” ou de refeições em que se transforma a Fortaleza de Valença.
Muitos e muitos pratos com base nas tradicionais receitas minhotas, vão fazer as delicias dos milhares de visitantes que já se tornam aliás habituais frequentadores deste certame, carregadinho de “maravilhas” da gastronomia e de tantas outras, que fazem o dia a dia destas belas paragens com tanto para contemplar e (re)descobrir.
Ah e como guardar da risa p’ra chora está na moda, bem pode deitar o olho ao que será melhor comer por cá e ao que pode levar para casa. E muito se lhe oferece nesta verdadeira montra que vai dos enchidos, ao presunto, à típica broa de milho, às pataniscas, ao bolo do tacho, ao anho assado no forno, aos rojões, ao cozido à portuguesa, à feijoada, à sopa à lavrador, aos queijos, aos bolinhos de bacalhau e até o caldo verde de Valença -uma das “7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal”. E a completar o cardápio dos “Sabores da Aldeia” vem ainda a doçaria tradicional, os vinhos verdes locais e muita animação.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença em estreita colaboração com as juntas de freguesia e associações deste concelho minhoto.
Feira Gastronómica “Sabores d’ Aldeia” (Tasquinhas)
Valença dias 28, 29 e 30 de abril