«Haveria deleite maior que contemplar as trutas, no deflúvio matutino, com a água do córrgo a cair no batedoiro dos seixos e oxigenada da frescura do orvalho e do azul do céu?» questionava o renomado escritor na sua obra “Casa Grande de Romarigães”.
Deleite ou não, certo é se o prato viria a ganhar fama muito mas muito depois do destaque de Aquilino Ribeiro. Mas também é certo que umas boas largas centenas senão milhares tiveram o proveito dessa experiência única que é provar as famosas trutas do rio Coura, em Paredes de Coura, preparadas pelas mãos hábeis e experientes de chefs cozinheiros e de mulheres cozinheiras da terra.
As experiências de uns e outros repetem-se, na preparação de saborosas refeições e no deleite de todos quantos vêm às Trutas a Paredes de Coura. Uma partilha que acontece entre os dias 2 e 4 de junho, por inciativa da Câmara Municipal de Paredes de Coura em sintonia com a restauração do concelho que aposta na valorização dos produtos locais e na promoção da gastronomia regional e lhe acrescenta umas pitadas de animação e cultura que são o “aperitivo” para uma (re)decoberta do rio e de toda a envolvente numa palavra Paredes de Coura.
“Festa da Truta” de Paredes de Coura, dias 2 a 4 de junho