Fresco é, no prato se põe… o que é ? O Grelo ou melhor os grelos da Gândara. Colhidos manhã bem cedo, cedinho chegam à feira de Carapelhos e de formas várias se preparam para entrar no prato dos muitos e muitos comensais que não despensam os produtos da terra e sobretudo frescos e saborosos.
Ora maio chega e com ele mais uma edição da já conhecida e muito concorrida “Feira dos Grelos” da Região da Gândara, que terá lugar na Freguesia de Carapelhos, concelho de Mira. O evento que é uma homenagem aos homens que trabalham a terra e igualmente aos muitos que tão bem sabem integrar os grelos numa gastronomia saborosa e fresca, acontecerá nos dias 19 a 21 de Maio constituindo assim um dos momentos altos de convívio de inúmeros confrades e muitos comensais, já habituais neste certame em Carapelhos.
Os “grelos de nabo” da região, as formas de os confeccionar e de os tornar um bom acompanhamento de pratos singulares da gastronomia local para mais saudável, são o motivo deste encontro, organizado vai para mais de uma dúzia de anos pela «Confraria Nabos e Companhia». Uma iniciativa que conta com os apoios da Câmara Municipal de Mira, da Junta de Freguesia de Carapelhos, bem como de várias empresas patrocinadoras.
Num ambiente rural e tendo como pano de fundo as instalações-sede da Confraria, o evento ganha cores de Festa, onde os produtos agrícolas e os produtores locais, se cruzam com artesãos e outros gandareses, fazendo desta “troca” de saberes e artes, uma importante jornada que traz evidentes mais-valias à economia local.
Ah e por falar em gastronomia vamos lá satisfazer curiosidades e abrir apetites com o menu proposto tendo por base o “Pregado da Praia, com Grelos da Gândara” a “Punheta com Grelo à vista”, a “Vaca Caída, com Grelo no ar” ou “Rojões com Grelos ainda o “Galo ao Grelo” e também as “Sardinhas na Telha”. Saciados? Não! Então venham à
Feira dos Grelos (XIII edição)
Carapelhos/Mira, dias 19, 20 e 21 de maio