A situação geográfica do Barreiro com a proximidade ao Rio Tejo sem dúvida que influenciou a gastronomia. Mas também os hábitos e tradições de alentejanos, ribatejanos e transmontanos que no concelho procuraram trabalho e sustento viria a contribuir para o que vai por cá à mesa.
O Peixe mas igualmente o marisco tomam lugar na ementa, em todos os restaurantes da cidade e concelho. A criatividade e os ensinamentos de muitos e bons mestres de cozinha, dos quais se destaca o Chef Silva, que não apenas pontuou, mas sobretudo incentivou e fez análise critica a muitas ementas, no âmbito do que antecedeu o “Concurso de Gastronomia Ribeirinha”, no Barreiro dos nossos dias.
De facto e no formato actual o Concurso de Gastronomia Ribeirinha, anualmente organizado pela Câmara Municipal do Barreiro, em colaboração estreita com a restauração local, ganhou a fama e dá o proveito a todos quantos procuram um lugar à mesa, em família, com os amigos, numa refeição que é um prazer comer… Independentemente do prato, onde o peixe tem a primazia, sempre se coloca em alternativa a carne… para satisfazer todos os gostos.
Ah e de doces também por cá somos bem servidos, graças à salutar disputa de mulheres e homens que têm sabido colocar a mão na massa e massa ao ponto de fazer da doçaria uma referência do Barreiro.
E se a criatividade é importante e diferenciadora, por detrás de todo o empenho e saber estão as tradições gastronómicas do concelho do Barreiro e, dos que fizeram desta a sua terra. O convite aqui fica, para aquela é já a
19ª edição do Concurso de Gastronomia Ribeirinha.
Barreiro, restauração local de 12 a 23 de junho