O melhor será mesmo ad…Mirtilo ! Mas que democrácia seria esta caso não o fizessem, havendo razões válidas para tal!
É bom, tem cor azul, existem múltiplos usos, faz bem até à saúde mas sobretudo é uma mais valia para a economia regional e mesmo nacional e os portugueses sabem disto, está bem de SE..VER…
Ora nem mais e com-provar tudo o que dizemos e mais ainda, importa dizer já, melhor de facto é ad…Mirtillo que imprescindível se torna ver para crer, isto é, degustar na chamada Capital nacional do Mirtilo.
Da produção à grande montra de como comer este fruto apetecível, de tudo ou quase saber a propósito do Mirtilo, se mostra ali na “Feira do Mirtilo” . E esta vai na sua 10ª edição, que tem lugar nos dias 29 e 30 de junho mas também 1 e 2 de julho.
Mostrar e promover esta espécie “azul” de elevado potencial de crescimento, dadas as suas características, como afirmam os entendidos., é o objectivo da “Feira do Mirtilo”.
Dar a conhecer este fruto ainda pouco consumido em território luso, mas reconhecido internacionalmente, precisamente pelas suas mais-valias nutricionais e daí a sua utilização em termos gastronómicos; promover e incentivar a economia local, sobretudo os seus produtores, que em Sever do Vouga, superam já às oito dezenas, sendo que uma boa parte são jovens agricultores, que acrescentam valor, pela exportação da maior parte das 100 toneladas/ano de “Mirtilo” produzido nesta vila e concelho… ao longo de cada ano e levado até à Holanda, Bélgica e França sempre com imagem de marca de ‘Sever do Vouga’.
Feira do Mirtilo- 10ªediçao
Sever do Vouga dias 29 e 30 de junho, 1 e 2 de julho