Falar de “Arraiolos” é obrigatoriamente referir a nobre arte de criação dos tapetes com seu “ponto” e design tão peculiares, que levam bem longe, o nome da terra e deste imenso e belo Alentejo..!
Promover um dos maiores ex-libris de Arraiolos, pugnando pela defesa e salvaguarda deste produto, intimamente ligado ao seu berço natural e às gentes que, de modo persistente, têm transmitido esse saber e especificidade criativa, seria motivo mais que suficiente para a visita à “capital do tapete”. Mas Arraiolos tem, felizmente, muitas outras referências, onde a gastronomia, os vinhos e todo um conjunto de produtos que não podem ser dissociados deste pedaço de território, como é o caso da saborosa e apreciada “Empada” d’ Arraiolos…claro! Juntar então a história e tradição com a dinamização da economia local, leva o município local a realizar uma magna mostra dos produtos e das potencialidades gastronómico-turisticas, numa altura do ano, convidativa para reunir à volta de uma mesa e com os olhos postos no tapetes e no trabalho das bordadeiras locais.
Qual três em um …de 27 de outubro a 5 novembro deste ano de 2017, em Arraiolos é oportunidade para saborear o melhor da cozinha alentejana, no âmbito da «18ª Mostra Gastronómica», a que se vem juntar o “Festival da Empada”, já em 10ª edição e ainda a “Feira do Tapete d’ Arraiolos.
Conhecer para uns ou descobrir para outros, esta Vila e concelho é o convite que fica feito na certeza que, gentes e agentes locais saberão bem receber todos quantos tomem por destino Arraiolos, que como se comprova é dos “tapetes, da boa gastronomia, dos Vinhos, da “Empada” e muito mais que só “in loco” se poderá desfrutar.
Arraiolos do “10 º Festival da Empada”, a “18ª Mostra Gastronómica” e
“Feira do Tapete” Arraiolos” entre 27 outubro a 5 novembro