Este território que desde cedo se viria a constituir importante pólo de produção vinícola dá hoje provas da qualidade do trabalho desenvolvido e da envolvência das gentes locais, numa área de actividade e de negócio que continua a ser uma imagem de marca do concelho e de toda esta região, uma das melhores aliás, regiões de produção de vinhos do País.
Recordar essa herança mas também contribuir para a dinamização económica de Arruda dos Vinhos, dando a conhecer o que de melhor se produz nesta área geográfica, desde os vinhos é claro, bem como de outros produtos e até as singulares características dos seus munícipes é tarefa em que se envolvem as autarquias locais, as empresas e empresários e demais entidades, ligadas directa e indirectamente ao sector vinícola e à gastronomia.
A já tradicional “Festa da Vinha e do Vinho” do Concelho de Arruda, acontece por estes dias e leva-nos a (re)visitar o berço de diversos e preciosos néctares, numa iniciativa carregada de história ou não tivesse sido realizada pela primeira vez no distante ano de 1998.
A valorização e perpetuação das tradições e da cultura popular, mas sobretudo enaltecer aquela que é uma das mais importantes atividades agrícolas e económicas do concelho: o cultivo da vinha e a produção vinícola está no centro das atenções dos organizadores do evento.
Novembro chega e com ele a possibilidade de apreciar novos vinhos, através de provas e mostras de vinhos, visitas às vinhas e adegas bem como a realização de colóquios em torno do presente e futuro deste pólo económico que é Arruda dos Vinhos.
E como ao beber se aconselha ter companhia não vão faltar os petiscos e pratos de bacalhau por exemplo, que tão bem sabem fazer as gentes locais, de acordo com a tradição, os saberes e as técnicas que ajudam a conquistar comensais, sejam eles nacionais ou estrangeiros.
Marque então na sua agenda “Festa da Vinha e do Vinho” -20ª edição
Arruda dos Vinhos, de 16 a 19 de novembro