A “Feira do Mel e da Castanha” certame que já ganhou espaço no calendário de eventos da região e do país, (uma vez que vez que vai já na sua 28ª edição), serve para mostras e provas de “Mel” certificado e não certificado, de diversas qualidades, produzido neste território, constituído por concelhos que integram, tome lá nota, a «Região Demarcada de Mel de Montanha, da Serra da Lousã». Assim mesmo se designa esta área geográfica com certificação e chancela de “Origem Protegida”.
Mas vamos lá ao certame que é de Mel e de toda uma série de produtos dele derivados, como sejam as aguardentes, os licores e até velas de cera… Mas quem por aqui venha não vai ficar de água-na boca ou “augado” como popularmente se diz, pois de outos produtos e de gastronomia se falará e comerá por aqui, nas Tasquinhas e bancas, durante estes dias de evento. Curiosamente quer o mel quer a castanha, serão ingredientes dos pratos a serem servidos também na restauração local. Bem servir e acolher é aliás, apanágio dos lousanenses.
Promover a capacidade produtiva desta região, em termos deste tipo de produtos, bem como acentuar assim a importância da certificação do Mel, produzido na serra da Lousã e, por que não dizê-lo, levar a um maior conhecimento e usufruto das excelentes condições ambientais, turísticas e gastronómicas da Lousã, são razões mais que suficientes para que venha de fim-de-semana à Lousã e ao certame que tem lugar nos dias 17, 18 e 19 de novembro.
XXVIII Feira do Mel e da Castanha,
(venda de produtos derivados do Mel, tasquinhas, gastrononomia)
Lousã de 17 a 19 de novembro