A «Feira dos Pinhões» vem aí mantendo a já longa tradição. E Ansião prepara-se a preceito para acolher e mostrar este e outros produtos locais, no âmbito do evento que tem lugar dias 27 e 28 de Janeiro. A tradição refira-se, vem já do século XVII e tem sido fortemente renovada nos últimos anos, ou não fosse Ansião um dos concelhos da Sicó, com tudo o que isso significa.
A Praça do Município de Ansião é o cenário já habitual da «Feira dos Pinhões» local para onde está marcado o encontro de produtores e expositores do que de melhor se faz no concelho e na região da Sicó, onde Ansião se integra.
Os Pinhões são cabeça de cartaz, é verdade, mas os doces, as compotas e licores de Sicó, o queijo Rabaçal, o vinho Terras de Sicó, mel Serra de Sicó, azeite Terras de Sicó, enchidos Sabores de Sicó bem como o artesanato típico, integram a panóplia de produtos que se apresentam nesta Feira, além das vendedeiras das famosas fiadas de pinhões. A tradição e a capacidade empreendora das gentes locais e desta área do luso território estará em evidência.
E numa festa que acaba sendo referência, precisamente pelos Pinhões, ao peso, em colar ou servidos de diversas formas, a animação com grupos de musica tradicional e folclóricos nomeadamente, no quadro de um programa cultural vasto, constituem atractivo forte, para milhares de pessoas que visitam Ansião nestes dois dias de janeiro.
Aqui celebra-se a cultura e os produtos locais num certame que não deve de perder!
Feira dos Pinhões, dias 27 e 28 de Janeiro, em Ansião