Migas vamos lá a elas …O mês de fevereiro em Mora, é dedicado a um dos pratos mais típicos da gastronomia alentejana.
Dar a conhecer esta iguaria, ou melhor, as várias formas de levar as migas à mesa, um dos pratos, tradicionalmente mais frequentes na alimentação dos trabalhadores do campo, em tempo de vacas magras, é o objectivo deste «Mês das Migas».
A iniciativa da Câmara Municipal de Mora, em ligação com a restauração local, tem igualmente por intuito promover a cozinha regional alentejana e trazer gente à terra, por consequência dinamizar a economia local, a restauração e hotelaria. Ah muito mais que comer, existe para fazer e descobrir por cá …. É verdade, senão porque se diria que quem vem por cá de…Mora, ai se demora !
Abrindo-lhe já apetites, sempre diremos que a ementa é variada! Precisará é de estômago para degustar as migas de espargos, migas de batata, migas de coentros, migas de ovas, migas de enchidos, migas de couve-flor, migas de tomate, entre tantas outras propostas, dos chefs e cozinheiras de “mão cheia” e saber que, como manda a tradição, sabem bem da cozinha regional. Ah regada será a refeição com vinhos do Alentejo, tão vasto e afamado é o cardápio…
Dois dedos de conversa, uma visita ao fluviário com espécies únicas acrescente-se, um passeio à descoberta da história e do património, deste recanto alentejano, que pode aliás, sempre repetir, com ingredientes diferentes a cada fim de semana do «Mês das Migas».
Um saboroso Mês (de fevereiro que não(de)Mora…m a saborear!