A Páscoa é como sabemos tempo de tradições e de reunir a família. É nesse quadro que tem aliás lugar o «Festival Gastronómico Sabores da Páscoa que assegura mais uma vez que no “Fundão, Aqui Come-se Bem – é verdade e com(prova-se) !
O evento gastronómico-turistico-económico-religioso, se assim poderemos dizer, envolve todas estas componentes e mobiliza qualquer coisa como três dezenas de unidades, entre restaurantes e pastelarias do concelho do fundão. A gastronomia regional entre salgados e doces tradicionais estará assim em grande destaque entre os dias 17 de março e 1 de abril.
Este festival pretende reunir a família à volta de uma mesa de iguarias da quadra Pascal, numa combinação ímpar entre tradição e sabor, em que se destaca a gastronomia típica desta região, como o bolo de azeite com chouriço, a chouriça frita de javali, o queijo de ovelha da serra com folar da beira, a cherovia frita e a morcela da beira na brasa como entradas. Quanto aos pratos principais o menu dá destaque ao cabrito assado no forno ou grelhado, aos maranhos, à chanfana, ao ensopado de borrego ou na brasa, também o arroz de carqueja e o bacalhau com broa e o dificil será mesmo escolher mas é desta variedade que se faz a gastronomia regional e a mesa em tempo de Páscoa…
E para um final de refeição lá vêm as sobremesas particularmente para o adoçar e reconfortar do(s) estômagos, sendo que as papas de carolo com creme de laranja, o mil folhas de arroz doce, a tigelada, os queijos com doce de abóbora ou de cereja do fundão, as farófias e o pudim de ovos as opções constantes um pouco de todo este conjunto de restaurantes e pastelarias aderentes ao evento, que traz efectivamente muita gente ao fundão, sabendo de antemão que ‘aqui se come mesmo bem’…
Festival Gastronómico -Sabores da Páscoa
Fundão, entre os dias 17 de março e 1 de abril …