Não conhece o Mosteiro de Lorvão ? Já se deliciou com a Doçaria conventual de Lorvão ? Ora esta é oportunidade ímpar para descobrir a história desta referência do Património edificado do concelho de Penacova e do luso território… mas também aceder aos ‘gifts’, doces é claro, com que pode presentear a sua cara metade!
O convite aqui fica para este ‘dois em um ‘ que é a realização da 1ª Mostra Nacional da Doçaria Conventual, marcada para os 15 e 16 de outubro , tendo por cenário os claustros do Mosteiro. Aí o esperam verdadeiros diamantes como é o caso das nevadas e dos pastéis do Lorvão bem como ‘a botelhada’ uma iguaria que se apresenta pela mão da doceira Emília Peres numa Oficina permanente a funcionar durante o evento.
A Doçaria Converntual, praticamente de todo o país, tem presença garantida, segundo a organização do evento, por via de duas dezenas de doceiros, o que constitui um forte atractivo desta que é a primeira de muitas mostras do género a realizar no Mosteiro de Lorvão.
A iniciativa insere-se numa estratégia da autarquia de Penacova, bem no coração do distrito de Coimbra em promover e divulgar a beleza histórica e arquitetónica do Mosteiro do Lorvão, onde recorde-se, decorrem nesta altura obras no Centro interpretativo deste Monumento e cuja inauguração terá lugar ainda durante o primeiro semestre de 2023.
Novidades no quadro da valorização e preservação do Mosteiro de Lorvão é o projecto hoteleiro para a ala do antigo hospital psiquiátrico que dará lugar â um Hotel de cinco estrelas, com cerca de 90 quartos e que virá enriquecer a oferta hoteleira do concelho de Penacova e da região centro de Portugal.
1ª Mostra nacional da Doçaria Conventual
Mosteiro de Lorvão, Penacova, dias 15 e 16 de outubro
