Da produção à mesa é o que podemos desvendar no âmbito do Festival da Cebola Roxa, que tem lugar por estes dias em Montemor-o-Novo.
Descobrir as potencialidades da Cebola Roxa e o seu aproveitamento na cozinha, são asssim facetas em evidência no âmbito deste certame que tem lugar entre 24 de setembro a 2 de outubro no Mercado Municipal e nos restaurantes aderentes, no concelho.
Criar experiências únicas na restauração local com aquele que é um dos produtos de referêncica, neste concelho alentejano são objectivos da iniciativa que vai decorrer, envolvendo produtores, comerciantes e e empresários da restauração de Montemor-o-Novo.
Com as qualidades ímpares da Cebola Roxa de Montemor importará promover e divulgar este produto endógeno muito procurado nomeadamente no Mercado. Potenciar a sua utilização na cozinha dos diferentes restaurantes da terra acabará por ser uma mais valia para a economia local e também um elemento diferenciador para a nossa restauração. Um processo que tem vários interessados desde logo os produtores, as familias locais e vistantes que vêm em busca dos ‘Sabores desta Estação’ temporal.
Numa palavra este evento desenvolvido pela Câmara Municipal de Montemor envolve todos quantos contribuem quer para a produção mas sobretudo o consumo da Cebolinha Roxa de Montemor e daí as compoentes de prova e venda do produto, criação de receitas e amantes da cozinha regional alentejana que aqui têm um produto de qualidade e caracteristicas sui generis que vão fazer toda a diferença no Festival da Cebola Roxa de Montemor.
Os restaurantes de Montemor-o-Novo unem-se ao Festival da Cebola Roxa, com o objetivo de proporcionar uma partilha de sabores e experiências únicas, criando pratos com este produto de “comer e chorar por mais”!
Festival da Cebola Roxa
Restauração local de Montemor-o-Novo de 24 de setembro a 2 de outubro
