Dá-lhe sopa …! Manda-o à Serra da Estrela …
Bem e até pode ser… que com a dose fica bem servido ou aviado…. Na verdade por aqui por terras de S. Paio já se prepara mais um grande Festival… mas desta vez é das Sopas.
Mostrar qualidade e quantidade, que o mesmo é dizer variedade de Sopas e de ingredientes é o objectivo da organizção do evento que vai já para a sua 21ª edição.
Confeccionar Sopas para todos os gostos e de modo a que o estômago dos que aqui marquem presença, fique bem composto é, certinho!.
E acredita-se ser um dos maiores “desfiles” de sopas de que há memória por estas paragens. Há até quem tenha memorizado receitas, sabores e ingredientes que constam da confecção das variadas sopas como a de “grão à moda da feira da Carrapichana”, de “água com caça e plantas bravas”, ou de “borrego com cogumelos” ou ainda de “linhaça” e tantas outras que por cá já foram postas à prova anteriormente neste evento …e com êxito que por certo se repetirá.
Falamos, como já perceberam do “Festival de Sopas da Serra de Estrela” que tem lugar dias 12 e 13 de novembro, no recinto da Adega Cooperativa de S. Paio, em Gouveia.
Esta edição do é da responsabilidade da Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela- ADRUSE e promete mesmo uma ementa cheia de ingredientes, sabores e saberes tradicionais, traduzido em qualquer coisa como três dezenas de Sopas, todas diferentes e qual delas a mais saborosa. Destacar a melhor entre as melhores segundo critérios e regras previamemte determinadas é papel nada fácil, bem pelo contrário, atribuido a um júri constituído para o efeito, colocando em confronto direto mas salutar, muitas e boas cozinheiras…oriundas acrescente-se de toda a área de intervenção da associação organizadora -ADRUSE, ou seja os concelhos de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia.
Ah e para que ninguém perca oportunidade de ficar a conhecer melhor esta região, as suas referências gastronómicas e, a preservação das tradições está também prevista a realização de uma «Feira de Doçaria Tradicional». Ora não sendo novidade, acaba senpre por ser uma supresa, além de constituir agradável e saboroso complemento da refeição. E quando menos se espera lá surge um doce tradicional ao qual foi acrescentado algo de diferente ou inovador aos olhos e depois, em termos de gosto, por parte das populares doceiras deste recanto do luso território.
A promoção dos produtos locais, sejam eles hortículas e outros, biológicos ou não, mas também a gastronomia regional, bem assim como os costumes e as tradições, as potencialidades turisticas desta região e contribuir tigualmemnte para o desenvolvimento económico local são objectivos deste duplo evento que celebra igualmente a apanha da castanha, a produção de vinho ou de água-pé…ou seja o São Martinho.
Festival das Sopas da Serra de Estrela
Feira de Doçaria Tradicional
Gouveia dia 12 e 13 de novembro
Localização: instalações da Adega Cooperativa de S. Paio
