Aldeia das Dez é uma das pitorescas terras do luso território. Existem felizmente muitas aldeias onde o Xisto é distintivo. Mas também a cultura, a gastronomia e as suas gentes laboriosas que, integram a história e vivências destas relíquias bem portuguesas a que muitos vão dando atenção. E desta vez Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital assume-se com esta festa que tem verdadeiramente tudo para ser uma referência na região bem como no calendário regional e nacional de eventos tendo como mote a Castanha.
Ora e por partes, garantido é a Gastronomia, que por cá não se anda sem comer ….Depois é a animação cultural, o artesanato que não podem faltar. .. E por fim os produtos endógenos que fazem parte da azáfama quotidiana dos locais e tornam ainda mais atractivo este belo pedacinho do nosso país, no quadro da Festa da Castanha que por aqui tem lugar nos dias 22 e 23 de outubro.
Um festival gastronómico e etnográfico, dedicado inteiramente à castanha produzida no vale do Rio Alva isto é com a Aldeia das Dez por ponto de referência é o que se oferece neste período do ano, onde os frondosos castanheiros brotam fruto – precisamente a castanha que cozida ou assada faz as delicias dos visitantes e dos amantes das terras de Xisto.
Aqui por entre as historias, a animação musical e etnográfica a sopa de castanha, a tarte de castanha, bem como o cabrito com castanha no forno, ou ainda a tradicional castanha cozida se acompanha com jeropiga num magusto a que amigo leitor, não pode faltar…!
Festa da Castanha– XVIII edição
Aldeia das Dez- dias 22 e 23 de outubro
