Caçar… mas no prato é o que há de melhor, porque não cansa, tem outro sabor e também se pode partilhar este exercício …claro está de degustação…! Que me desculpem os amantes da caça, do convívio na natureza, da partilha da experiência dos tirinhos enquanto se vai campo fora …. Mas na verdade é uma opção esta de degustar algo diferente, comer bem e à alentejana (em Arronches) e ainda para mais experienciar a gastronomia com pratos de de caça…
Tudo isto para dizer que é hora de rumar a Arronches que de 4 a 13 de novembro tem em curso a Quinzena Gastronómica dedicada aos sabores das espécies de Caça. Das ementas dos restaurantes aderentes a esta Quinzena Gastronómica, que vai já na sua 4ª edição fazem assim parte os pratos confeccionados e bem à base da carne de espécies resultantes dessa actividade de lazer ou desportiva que é a Caça.
Quem nunca provou tem agora uma excelente oportunidade…de apreciar o sabor destas especies e dos temperos e acompanhamentos que as gentes locais preparam com carinho e saber. Para os reincidentes é uma quinzena imperdível para repetir a experiência, sabendo de antemão que não se come duas vezes igual, mesmo que seja o mesmo prato e até no mesmo restaurante.
Abrir de apetites
E apenas para o abrir de apetites sugere-se uma “Açorda de Perdiz”, ou se preferem um “Ensopado de Veado”, um Coelho ou quiçã uma dose de Pombo frito. Ah mas temos quem faça “Javali estufado”, prato sempre com muitos apreciadores e também um “Arrozinho de Lebre” entre as diversas opções e gostos e formas de confeccionar este tipo de pratos, com a marca de cozinheiras e Chefs de Arronches, que faz toda a diferença !
Arronches “abre-se” a todos quantos queiram meter pés a caminho de terras alentejanas com o objectivo primeiro de contribuir para a dinamização da economia local, nomeadamente o secor da restauração e alojamento já que depois do exercicio no campo ou da caça no prato sasbe sempre bem uma pernoita contemplando o azul dos céus e o escutar do silêncio antes de dormir…
Promover a gastronomia tipicamente alentejana, com os seus sabores e temperos, a que se junta o saber das gentes de Arronches em termos da cozinha local e regional é outras das razões para a realização da Quinzena Gastronómica dedicada aos pratos de Caça. Ora com estes menus que são também tipicamente desta altura do ano e na sequência das caçadas, trazendo visitantes ao concelho em particular e ao Alentejo de um modo geral são frequentes no Alentejo é mais que oportuna a concretrização deste evento gastronómico que marca já a sua posição no rankimg das melhores e mais saborosas iniciativas do género na região e país.
Na realidade «as Quinzenas Gastronómicas são sempre uma mais valia para o concelho», realça o Presidente da Câmara Municipal de Arronches, entidade promotora do certame. «A ocasião proporciona ao público que nos visita, a ida aos museuse monumentos do concelho e essa experiência diferenciadora que são os pratos com carne de caça», acrescenta o autarca que reitera o convite para virem a Arronches, à
4ª Quinzena Gastronómica da Caça
Arronches (restauração local) entre 4 e 13 de novembro
