ÀVINHO e muito mais na Azambuja quando abril chegar. Estamos a falar da «Festa do Vinho e das Adegas», que tem lugar na Freguesia de Aveiras de Cima.
Como o próprio nome indica este evento ímpar do concelho da Azambuja celebra a produção de Vinho e a existência de adegas na freguesia e concelho. Enaltece igualmente a etnografia e todo um conjunto de actividades ligadas à vitivinicultura, na qual se envolvem as gentes de Aveiras de Cima.
As tradições e a adaptação aos novos tempos é a ideia que passa também em cada edição da Ávinho, que é uma Festa com tudo o que uma iniciativa do género deve ter. Significa isto a mostra e venda de produtos locais, provas e feira de vinhos, mum desfile etnográfico com trajes de uma indumentária de trabalho no campo ou nas vinhas como outrora, muita animação onde não faltam nomes da cena musical portuguesa. Uma particularidade ímpar da Festa do Vinho e das Adegas é que cada visitante adquira uma Caneca de barro alusiva ao ÁVINHO’23, que levará para casa como recordação após provar se assim entender todos os vinhos em aptreço na presente edição, que conta com a participção de todas as adegas e casas produtoras de vinho do concelho. Mas atenção são já dezena e meia, pelo que se aconselha alguma moderação na festa da caneca, caso contrário pode dar canecão…
Faltará ainda dizer que a ÁVINHO — Festa do Vinho e das Adegas, na sua 17ª edição se realiza nos dias 14, 15 e 16 de abril, sendo esperadas largas centenas, milhares mesmo de visitantes do evento.
E por fim reservada está a sua mesa, amigo leitor/ouvinte, num dos restaurantes da freguesia e concelho aderentes à festa, que apresentam um menu muito especial com base em pratos da cozinha regional ribatejana.
