vamos à Mealhada das “4 maravilhas “


É da «Feira de Artesanato e Gastronomia», com muita animação a marcar o ritmo que se fala agora… Tem lugar na Mealhada, a terra onde fama tem o leitão. E não haverá por certo, amigo leitor quem não tenha ido já ou pensado no mínimo em parar por aqui, para experimentar esta especialidade da bairrada. Ah e deste teritório são também os Espumantes e uma panóplia de vinhos, de castas diversas e marcas de peso, tanto no panorama local, como regional e mesmo nacional.

Em termos de animação é habitual subirem por aqui, ao palco grandes nomes da cena músical também muito frequentadas e super -atractivas são mesmo as Tasquinhas, no recinto do certame. Desta vez junto ao edifício dos Paços do Concelho, ficará a sempre apetecida área das tasquinhas, oito no total, dinamizada por associações concelhias que apresentam o melhor da gastronomia local e regional. E “quem” é que podemos encontrar neste espaço? Precisamente o “Leitão à moda da Bairrada”, acompanhado da boa batata frita, às rodelas, ainda a laranjinha a dar sabor e o molho, picante como só por aqui se faz e serve…a dar um gosto especial ao “dito”. Mas a especialidade tem por parceiros o gaseificado ou borbulhento a partilhar o espaço e o tempo de Feira, no âmbito do que se convencionou chamar de “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”. A saber então : o leitão, o pão caseiro, tradicioñal, os vinhos e o Espumante, numa panóplia de propostas sem igual e ainda a Agua do Luso, conhecida marca de referência no domínio das águas naturais.

Ah sim, dizer que a «Feira de Artesanato e Gastronomia» na Mealhada tem lugar de 3 a 11 de junho, em pleno coração da terra e com um mar de gente a “invadir ” as ruas e praças da Mealhada.

O Artesanato, que conta com vários artistas e trabalhos que dão nas vistas pela tradição, qualidade e utilidade, em muitos casos volta a estar em força, no certame que conta com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) atribuindo-lhe o estatuto de Feira de Artesanato de nível nacional.

Na prática, vão ser nove dias de festa, de muitos apreciadores sobretudo do bom Leitão à bairrada mas igualmente de Vinhos e Espumantes que levam o nome da Mealhada e da região, mundo fora e de quem vem pelas Tasquinhas, um dos espaços mais frequentados do certame, com vista para o palco, da vida e da música… mas igualmente do teatro eda dança, que por estas paragens há quem se dedique e tenha performances muito intressantes nestas áreas.

Sair no final de um dia de trabalho, aproveitar o tempo quente das noites de junho, animar e partilhar boa disposição aos fins de semana, viver a sua cidade, fazer a festa das gentes locais e partilhar momentos com familiares e amigos, numa palavra dinamizar a economia local saõ objectivos do Municipio da Mealhada ao organizar o evento.

Feira de Artesanato e Gastronomia

Mealhada, de 3 a 11 de junho

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.