Sardinha da nossa Costa (Nova )


No pão ou no prato, fazendo-se acompanhar de uma salada, sem esquecer a fresquinha cerveja ou a sangria ela é sinónimo de tradição, ‘cheira a santos populares é motivo de festa e define um período de tempo que se quer longo, saboroso, partilhado. É Portugal com sabor a Verão com esse cartaz tradicional da “gordinha” sardinha, saída diretamente da brasa para o pão e acompanhada de um bom pimento também ele assadinho !

Quem nunca comeu, nem sabe o que perde até por questões de saúde e boa alimentação. Ela surge em todo o lugar a marcar as festas em homenagem igualmente ao homens que andam na faina do mar.

Entre os muitos locais de bem comer sardinha está a região de Aveiro que conta com o seu «Festival da Sardinha». Acontece por iniciativa da APARA – Associação de Pesca da Região de Aveiro, com o apoio do Municipio de Ilhavo e, tem lugar neste ano, entre os dias 13 e 16 de julho.

O certame dá visibilidade à pesca da sardinha a a todos quantos fazem da pesca o seu ganha -pão.E são imensos, desde os que vão mar afora, para a captura desta apreciada especie (entre diverso outro pescado) pasando pelos que em terra preparam as redes, ou entram nesta roda de trabalho de venda da rica sardinha assada com o que mais se aprecia, como o pão, a alface, o tomate, o pimento, a cebola…e o mais que se queira e goste…para companhia da bela sardinha assada na brasa!

Ah e das histórias que os homens do viveram e recordam …De tudo se faz este tempo do

Festival da Sardinha

Ilhavo, (relvado da Costa Nova) entre os dias 13 a 16 de julho

,

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.