Devagar se vai longe, diz o povo e é verdade… ! Assim acontece com o caracol ou melhor o «Festival do Caracol, em Porches» marcado para o final deste mês de junho. Dito de outra forma, a iniciativa realizada sob a responsabilidade da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Porches -ACDR, ganhou não apenas forma ao colocar o Caracol como principal atractivo gastronómico-turístico, mas assume-se já como um evento de referência no quadro do concelho e da região algarvia. E não será por acaso que a edição deste ano é já a XXVII…
Junho, férias, calor, tempo de festas e igualmente de praia, a que se juntam o turismo e claro, os turistas, quer nacionais mas também estrangeiros e muitos, têm uma panóplia de opções para a ocupação do tempo livre, no algarve. Fazer deste evento um ponto de contacto com o território e de partilha com as vidas das gentes deste pequeno povoado do concelho de Lagoa, é um dos objectivos da ACDR e deste mesmo «Festival do Caracol», que tem lugar entre os dias 28 de junho e 2 de julho. Mas nem só de Caracol se faz esta iniciativa que animará as ruas de Porches. O bichinho da casa às costas é rei dos petiscos, mas outras propostas fazem parte do menu, que integra outras referências gastronómicas algarvias. É aí nos restaurantes da freguesia que se mostra e provam as artes culinárias e esse ‘dom de conquistar pelo estômago’ muitos dos visitantes. Igualmente um street food com tudo o que isso significa, se encarregará de alimentar, quem venha por estas paragens, para saborear uma boa caracolada ou então para fazer parte da festa e da animação, que integra conhecidos artistas populares da nossa praça e que constam do cartaz do «Festival do Caracol», em Porches.
A doçaria e o artesanato regionais, marcam também presença e reforçam a forte atractividade do evento, que por certo voltará a ser um êxito, contando com o empenho e esforço dos organizadores, que têm o apoio da Junta de Freguesia de Porches e do Município de Silves.
Se gosta de caracóis, quer descobrir outras facetas das gentes de Porches, pretende viver Porches e o Algarve, então não pode mesmo faltar ao
Festival do Caracol, em XXVII edição
Porches, entre 28 de junho e 2 de julho

