Vagos, sensações da cozinha gourmet e dos Chefs


«Vagos Sensation Gournet» …Ora dito ou escrito desta forma parece-nos uma mera tentativa de afirmação, fugindo dos habituais ‘fins de semana gastronómicos’, das ‘Feiras’ de produtos locais, como as Feiras dos Enchidos e do Mel, só para dar o exemplo, das Mostras ou Festas de um prato específico, como Mostra do Cabrito à moda de Alcabiche…ou Festa do Bacalhau à moda da Póvoa, para exemplificar apenas …

Também na mesma linha procurar uma dimensão mais turistica e com olhos postos no publico internacional, isto é o vistante estrangeiro. Bom, pouco importa a pompa e designação mais corrente ou mais internacional. O facto é que se trata de um evento gastronómico, em território português e no pressuposto da promoção da nossa cozinha regional de excelência…muito apreciada por nacionais e estrangeiros e isso é sem dúvida mais valia para o luso território, a restauração e hotelaria a operar em Portugal, para os Municipios que regra geral são organizadores ou co-organizadores destas iniciativas, sublinhe-se gastronómico-turísticas e culturais, dada a carta de ações e momentos em cada evento: venda/ mostra, degustação, workshops, showcookings e a animação que não costuma faltar com artistas dos mais diversos.

ASsim sendo a organização leva-nos a imaginar previamente um “evento gastronómico que junta as gentes da terra e chefes de renome, do luso território ou de outras paragens e origens mais distantes. E nessa tentativa já de aproximação aos nossos menus faz referência à “Caldeirada da Rosa Peixeira ao mesmo tempo para um prato confeccionado por um Chef Estrela Michelin”.

É digamos, assim, querer juntar os melhor de dois mundos! E colocam-se ingredientes como “os Sorrisos, as danças, os momentos de cumplicidade e as experiências…ou seja, é muito mais do que um evento gastronómico…”

O Vagos Sensation Gourmet está de regresso à praia da Vagueira e decorre nos dias 30 de junho a 2 de julho, naquela que será já a sua 8ª edição. Um propósitodigno de referência decorrre da homenagem a essa grande senhora e cozinheira, mas igualmente comunicadora e divulgadora da boa comida portuguesa – Maria de Lurdes Modesto, apelidada de “mãe” da Cozinha Tradicional Portuguesa, precisamente o Guia, a Bíblia, a Encoclopédia da cozinha regional deste país à beira-mar plantado….

Showcookings, muita animação e concertos, bem como palestras e debates em tormo de temas que vão muito para lá da confeccçao e apresentação de um prato, das formas de cativar nacionais estrangeiros para passar mais tempo á roda de uma mesa, percebendo toda a envolvência e os produtos que temos à disposição no território para proporcinar uma refeição agradável, saborosa, condimentada e sobretudo saudável de tudo se faz este Vagos Sensation Gourmet.

E mais não se escreve, para deixar tempo e espaço ás opiniões e sensações vividas em Vagos, no fim de semana gastronómico e turisticos com a beach à mistura ou por pano de fundo.

Vagos Sensation Gourmet – dias 30 de junho a 2 de julho

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.