“Galinha mourisca” de volta à mesa, em Famalicão


E à Galinha meio assada, junta-se vinho, branco, um puco de vinagre e um ‘nadinha’ de água.. Depois, uma folhinha de louro, cravo, pimenta qb, ainda gemas de ovo, umas fatias por baixo e rodelas de limão, por cima … Parece fácil, mas tem o seu quê de trabalho e saber… esta receita de “Galinha Mourisca” que o escritor Camilo Castelo Branco, nos revela, na sua obra, e agora nos nossos dias, se come até ao chorar por mais… em Famalicão.

É esta a especialidade que vai estar em grande evidência, na mesa dos restaurantes locais, no âmbito dos «Dias à Mesa», iniciativa gastronómica a decorer em setembro, no concelho de Vila Nova de Famalicão.

O fim de semana (alargado) gastronómico, dedicado à “Galinha Mourisca”, tem lugar nos dias 28, 29, 30 de setembro e 1 de outubro e dá a provar uma receita, com bem mais de 150 anos, recuperada agora, para a gastronomia famalicense. Os suculentos pormenores desta “Galina Mourisca, constam de “o Santo da Montanha”, livro de autoria de Camilo Castelo Branco, datado de 1866. Pesquisa feitas, um longo e apurado trabalho de dois conceituados chefs – Renato Cunha e Lígia Santos, acabariam por trazer de novo para a mesa, em Famalicão, esta iguaria, curiosamente com o apoio da Casa Museu Camilo Castelo Branco e do Municipio de Vila Nova de Famalicão.

E do estranhar a velha receita ao apreciar do prato e ficar fã…vai uma atitude bem simples, de vir até Famalicão, sentar-ser á mesa e deixar-se envolver nos sabores desta Galinha Mourisca”. Descubrir a cozinha regional portuguesa é um privilégio e por isso, melhor é aceitar o convite …para os «Dias à mesa» em Famalicão.

«Dias à Mesa», com a “Galinha Mourisca”,

Famalicão, (restauração local) de 28 de setembro a 1 de outubro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.