Viagem a Tavira e à «Dieta Mediterrânica»


Feira da Dieta Mediterrânica ou Festival dos Sabores Mediterrânicos são duas formas de identificar o Festival Gastronómico que tem lugar em Tavira no inicio de setembro.

A magna iniciativa, da responsabilidade do Municipio de Tavira desenvolve-se durante os dias 7 a 10 de setembro e contemplará não apenas uma componente gastronómica nacional e internacional com pratos no quadro da dieta mediterrânica, mas igualmente um conjunto de mostras, degustações e feira de produtos tradicionais e mesmo artesanato, além de sementes e artigos botânicos de diferentes regiões e países, que se fazem representar, a nível institucional ali, em Tavira, durante todos estes dias.

Mas a que se deve a amplitude deste certame e toda a panóplia de propostas gastronómicas, de produtos, até a nível cultural, deste certame ? Ora, precisamente, ao facto da ‘Dieta Mediterrânica’ ser considerada, pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade e de Tavira ser o subscritor da respectiva candidatura então apresentada dado haver uma forte tradição da dieta mediterrânica, neste concelho algarvio.

E se as vertentes gastronómicas, históricas e culturais vincam a especificidade do certame que Tavira acolhe também as componentes informativo-didáticas do que tem sido o trabalho conjunto de estudo, preservação e promoção da «Dieta Mediterrânica» levado a cabo nestes países desde 2013, precisamente a partir dessa classificação ou reconhecimento por parte da Unesco.

A «Dieta Mediterrânica» é alvo de estudos e investigação como um legado que nos deixaram outras civilizações e que está aliás, na origem da nossa própria identidade, cultural, da nossa língua até das formas de viver e nos alimentarmos.

É por tudo isso que a exposição de artesanato, a feira de produtos tradicionais, os concertos figuram neste “cartaz” que tem também foco na restauração, nas Dietas aí propostas, bem como nas demonstrações e degustações de produtos e petiscos que se podem apreciar no decurso destes quatro dias, na Praça da Convivialidade, junto ao castelo de Tavira onde vão estar à sua espera, amigo leitor/ouvinte, qualquer coisa como 18 restaurantes, as suas múltiplas propostas gastronómicas, dividindo-se as restantes actividades culturais, desde o fado, passando pelo Cante alentejano, até à música tradicional, ao rock e ainda outras expressões artísticas, por vários pontos da cidade algarvia.

Marcam presença neste recanto algarvio, de forma diversa, diferentes regiões e países como a França, a Itália, a Argélia, Espanha e Marrocos constituindo uma oportunidade ímpar de viajar pelos «Sabores Mediterrânicos» a par com a decoberta ou aprofundar de conhecimentos relativos a a história, cultura e música das várias regiões países em presença, em Tavira.

Uma viagem, imperdível, em torno da

«Dieta Mediterrânica» e do Festival Gastronómico agendado para

Tavira, Algarve, Portugal de 7 a 10 de setembro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.