‘Sabores serranos’ vão à mesa em Valença


Os sabores tradicionais do Minho e os saberes das gentes locais misturam-se, evidenciam-se até melhor dito, sempre que se leva à mesa uma iguaria, um prato ou uma refeição no seu todo e perante quem se recebe em Valença.

Os prazeres da mesa estão de regresso a Valença no âmbito da realização do “Festival Gastronómico -Sabores Serranos” marcado para o fim de semana de 16 e 17 de setembro.

O certame organizado pelo Município de Valença, terá lugar no Parque de São Sebastião, em São Julião e porá à prova todo um conjunto de petiscos à base da carne de Porco.

As Tasquinhas são a imagem de marca desta iniciativa que faz sobressair uma vasta gama de produtos locais e regionais  como são o presunto, o chouriço, os rojões, o leitão, a orelha de porco que se fazem acompanhar do bolo do tacho, da broa de milho cozida nos tradicionais fornos a lenha, ainda o caldo verde de Valença, que é aliás uma das« 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal», bem como a doçaria tradicional e os bons vinhos verdes locais.

Numa palavra são dois dias de festa, em torno dos sabores tradicionais que têm por base a carne de porco, mas também uma série de ervas aromáticas que os ambientes serranos permitem criar e adicionar aos produtos locais, dando-lhes uma peculiaridade muito própria e que aqui vão estar em grande destaque, tanto na comercialização dos mesmos, de per si ou no quadro do cardápio de petiscos para serem apreciados, paulatina e saborosamente.

Um contributo importante para a economia local é de um modo geral também o grande objectivo deste evento, conhecido de muitos, desafiante para outros e prazeiroso para todos rumem a Valença nestes dias de setembro, quente quanto mais não seja pela boa comida regional e o calos das gentes locais que tão bem sabem receber e confeccionar o que vai à mesa dos comensais.

Venha daí ao

«Festival Gastronómico dos Sabores Serranos»

Valença, recinto de S. Sebastião – dias 16 e 17 de setembro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.