‘Chícharo’ verdadeiro «embaixador» d’Alvaiázere


Alvaiázere volta a estar sob as maiores atenções ao realizar o «Festival do Chicharo» um produto, que se quer cada dia mais à mesa, tanto dos locais e da cozinha portuguesa.

A iniciativa que coloca em foco a capacidade produtiva e criatividade dos produtores e dos transformadores do Chícharo, num produto apetecível, quer através da sopa, da doçaria ou ainda como acompanhamento de outras iguarias, tem lugar de 6 a 8 de outubro, em Alvaiázere.

A Capital do Chicharo, pela 19ª vez, tem nas exposições, nas tasquinhas, no mercado de produtos endógenos, a força deste cartaz, gastronómico e económico, de referência quer na região quer também no luso território.

Um programa vasto e variado a que se juntam o aresanato, as propostas turísticas mas também a animação de rua e do comércio local, onde o rei, é de facto, o Chícharo e tudo o que diz respeito aos sabores e à cozinha regional.

E se a aposta começou por ser o consumo do Chícharo entre as gentes d’ Alvaiázere, divulgar as suas características nutritivas e promover a gastronomia local e regional, depressa as atenções passaram para o apoio ao desenvolvimento dos sectores agrícola e de comércio do Chícharo, sobretudo a dinamização da restauração local, associando-lhe este verdadeiro “ícone” “made in” Alvaiázere.

Uma magna tarefa associada à realização anual do “Festival Gastronómico do Chicharo” este ano já na sua 19ª edição e que envolve os produtores da leguminosa e os empresários sobretudo da resauração, dos cafés e pastelarias locais, muito para lá do tempo deste certame.

Poder-se-à perguntar como se pode comer Chícharo em Alvaiázere?? Para novos e reincidentes apreciadores as propostas vão desde o “Licor de Chícharo”, até ao ”Chícharo” numa boa dose de “Migas c/Cabrito”, passando pela “Carne d’ Alguidar c/Chícharo ou se preferirem as saborosas “Tartes” ou “Quiches” de Chícharo c/fiambre, bacon, atum por exemplo. Existem ainda os doces “Queques de Chícharo”.

Conhecer ou aprofundar saberes e sabores em torno do ‘Chícharo’ é percorrer no tempo os usos e costumes das gentes d’Alvaiázere e descobrir características e benefícios do chícharo na alimentação. E para dar um lamiré sem ser fastidioso, poderemos adiantar que a leguminosa, outrora muito utilizada na gastronomia local é rica em proteínas, alto teor de ferro, vitaminas tipo B e fibras, assumindo importância do ponto de vista nutritivo, além de funcionar também como regulador intestinal e contribuir ainda para o equilíbrio do sistema nervoso humano.

O cultivo e comercialização do Chícharo, antes, durante e depois do evento faz dele um verdadeiro “embaixador” da gastronomia, alvaiazerense e contribui para a promoção e dinamização da restauração e do turismo, neste concelho e região do interior/centro do luso território.

19º Festival Gastronómica do Chícharo
Alvaiázere -Capital do Chícharo dias 6, 7 e 8 de outubro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.