Sabores da Maúnça únicos em mostra singular


É um evento singular e de extrema importância no panorama local e regional e prova que no fundão, concelho do portugal interior, não só se preservam as tradições mas se dá a conhecer e bem esta realidade que permite no fundo, assegurar que é um território, belo, diferenciado, de gentes laboriosas e acolhedoras. Também e sobretudo vem reforçar a ideia aqui vezes sem conta veiculadas que no fundão come-se bem e vive-se humildemente e de forma ímpar, na defesa e valorização dos território e das suas tradições e realidades.

Sim vamos então à «Mostra de Artes e Sabores da Maúnça», que acontece na aldeia do Açor, pertencente ao concelho do Fundão. O certame, da respaonsabilidade do Municipio do fundão, com apoio de diversas entidade, tem lugar nos dias 11 e 12 de novembro deste ano e comstitui excelente oportunidade, amigo leitor, para tomar parte ou contacto com este evento gastronómico e cultural.

O que se pode saborear, afinal por aqui ? Os maranhos, bem como os “miaus” (bolos típicos regionais ), constituem atractivo mas o Coelho em azeite, a Chanfana, o feijão com couve também fazem deste uma iniciativa gastronómica única. O ambiente é acolhedor e agradável mesmo face a uns dias algo mais frescos e chuvosos, já que ao calor das lareiras, se juntam as pessoas da aldeia que dão a provar a aguardente de medronho, que aquece mesmo assim como quentinho chega ao convivio com os presentes o Pão, acabadinho de sair do forno comunitário. Sabem do que falamos é claro e que faz toda a diferença…no Açor e no fundão.

Agora, conhecedor destas facetas da Mostra de Artes, onde atesão e artesanato local e regional se apresentam, saiba que há mais opções nesta montra gastronómica singularíssima. Não hesite pois destas inciativas se naõ vier desta só para o ano de 2024…

Mostra de Artes e Sabores da Maúnça

Açor, fundão, portugal interior dias 11 e 12 de novembro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.