Conhecer e aprender sobre «Míscaros» da Gardunha


Conhece Alcaide ? Sabe o que são míscaros ? Alguma vez fez um passeio aos míscaros e como se difereciam estes dos Cogumelos?

Ora aí está, juntos criaram, já lá vão uns bons anos, uma inciativa, com múltiplas facetas, que permitem a quem queira e, sublinhe-se, meta os pés a caminho, primeiro conhecer Alcaide, uma das freguesias do concelho do fundão.

Depois neste tomar contacto com a natureza, a proposta é explorar o enorme forte património fúngico do país que conta curiosamente com mais de 500 espécies, entre as quais se destacam os míscaros. Assim é aqui nas encostas da Serra da Gardunha, que tem lugar um singular evento que dá precisamente pelo nome de «Míscaros – Festival do Cogumelo» que mais do que uma mostra da cozinha regional é também uma acção didática-cultural que póe em evidência a natureza, o que se colher nela como é o caso dos míscaros, enaltecendo os usos e costumes de quem tinha e tem por hábito ir campos fora, apanhar míscaros e confecioná-los para a sua refeição.

Esta inciativa que volta, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, a ter por cenário a aldeia do Alcaide tem como grandes responsáveis a Liga dos Amigos do Alcaide à qual se juntam em termos orgaizativos a Câmara Municipal do fundão e a Junta de Freguesia do Alcaide.

Três dias que contemplam os ‘passeios’ micológicos num contacto com a natureza envolvente da Gardunha, aprender, conhecer e degustar as diferentes formas de confecionar Cogumelos e até outras especialidades da região no quadro das Tasquinhas que acolhem os vistantes /comensais no coração da aldeia.

Numa palavra é dos Sabores de Outono com particular saber e gosto dos locais que se faz este vento que integra como assim a ida ao campo, aos mícaros e cogumelos, a especificidade da gastronomia da Gardunha, bem como conhecer os Míscaros e o património natural e cultural da região por via da mostra de produtos da terra, da cultura, da música e do artesanato local.

Exposições, workshops, mostra e venda de cogumelos e muita animação enchem Alcaide neste dias de outono. Dizer ainda que no «Festival Míscaros» está assegurado o controlo de qualidade e a segurança alimentar ja que se trata de produtos comestíveis como os cogumelos, apanhados nas insursões pela Serra da Gardunha.

Dar a conhecer, valorizar e promover todo este património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a serra da Gardunha é o objetivo maior dos organizadores do certame que há muito conquista públicos, consolida a sua importância no panorama regional e nacional dos eventos gastronómicos e de promoção dos produtos endógenos que fazem a diferença e assumem im papel importante nas economias locais. E mais não se acrescenta para lhe abrir apetites, amigo leitor para ir até Alcaide na Gardunha experenciar esta sugestão

Festival dos Míscaros , dias 17, 18 e 19 de novembro

aldeia de Alcaide, concelho do fundão com tasquinhas e muita animação

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.