Na verdade a castanha é pode dizer-se o fruto da época. E se lhe juntarem os saberes da tradição e alguma animação temos os ingredintes para a festa. Sim porque juntar na rua e à mesa amigos e familiares é uma alegria que até contagia os que não vivem por terras de Bragança, mas que face ao apelo metem pés a caminho…. É da «Semana Gastronómica da Castanha» que se fala agora, precisamente para assinalar a apanha do fruto, por um lado e o colocá-lo à venda, mas também à disposição dos apreciadores de uma comida bem transmontana, por outro com uma boa dose de tradição e uma pitada de criatividade. É disso que faz a inciativa que mobiliza o Município de Bragança eos restaurantes da cidade e concelho, lá bem a nordeste e p’ ra riba do Marão…!
Ao todo são 17 restaurantes participantes que confeccionam e levam à mesa pratos onde a castanha como fruto da época que é, se torna ‘obrigatório’. O evento serve para o acnchego dos estômagos dos comensais, também para o escoar deste produto de qualidade e muito sazonal, bem como para divulgar e promover a boa cozinha transmontana , valorizando não apenas as tradições mas como forma de dinamizar a economia local e agradecer a quem trabalha com a castanha, aos mais diferentes níveis seja na restauração, mas igualmente por via do uso da castanha na produção de outros produtos como os licores, a doçaria por exemplo.
E ainda que venham por aí uma pingas… fortes, que a água é fundamental para a vida ainda é Outono, com todos os cheiros e sabores da natureza e da boa comida regional.
Desfrute da região e saiba que Bragança espera por si, amigo leitor neste s primeiros dias de novembro, na
Semana Gastronómica da Castanha, Sabores de Outono
Bragança, restauração local, de 3 a 12 de novembro

