É diferente, genúino e coloca Alenquer no mapa, mas desta vez no panorama regional e nacional dos eventos gastronómicos. Na verdade a ‘vila presépio de Alenquer’ também conquista gente para a mesa da restauração local com este evento- a Quinzena da Codorniz. A especialidade ou o seu plural dada a adesão das três dezenas de restaurantes do concelho que confecionam a codorniz à sua maneira e com acompanhamentos diversos faz toda a diferença.
Dar a conhecer esta especialidade da cozinha local e regional, a forma de confecionar a Codorniz e associar os melhores Vinhos do concelho torna apetecível a deslocação a Alenquer durante as refeições e nestes quinze dias da inciativa Gastronómica que o Municipio de Alenquer promove, em estreita ligação com a restauração local .
Codorniz e Vinhos “embaixadores” de Alenquer
Ora e de que forma se abrem apetites para uma refeição, no âmbito deste certame que decorre de 1 a 19 de novembro !? Com a Codorniz grelhada, frita ou guisada mas também servindo «Torricado» essa especialidade bem ribatejana e candidato às maravilhas gastronómicas de Portugal, inúmeros comensais colocam Alenquer como paragem obrigatória neste quase final de ano.
Um Festival gastronómico muito baseadao na tradição mas ao qual se acrescenta uma boa dose de criatividade das gentes locais além de destacar uma marca/empresa local – a InterAves, que refira-se é a maior na produção nacional de Codornizes.
Em Alenquer, a Codorniz é de facto um produto endógeno e assume-se como um dos pratos mais tradicionais do concelho. «O evento tem vindo a crescer ano após ano, com uma variedade de propostas dos restaurantes muito significativa. Iso mesmo resulta no êxito em termos de quantidade e qualidade das refeições servidas durante a “Quinzena Gastronómica da Codorniz”.
A expectativas são animadoras tendo em conta a adesão de visitantes ao concelho neste época do ano e por este motivo em edições anteriores, como refere a nota do Município de Alenquer, enviada à comunicação social. Tome lá boa nota de que se a Codorniz é rainha neste evento gastronómico, pagens da festa, se assim se pode dizer são os diferentes produtos endógenos do concelho, como o mel e os vinhos em presença no quadro deste certame, o que constitui uma mais valia económica para Alenquer.
Quinzena Gastronómica da Codorniz
Alenquer, (restauração do concelho) de 1 a 19 de novembro

