…E se de repente alguém pegasse nas trouxas e fosse por aí, de casa às costas …como o caracol! Ai como, como e ainda bebo umas frescas bejecas !
Um pouco à imagem e semelhança do parágrafo anterior, alguém lançou a ideia, fez a experiência e… rumou a outras paragens! Longe das esplanadas iniciais e do calor que as grandes multidões sempre geram, aí está de 12 a 28 de julho em Cernache do Bonjardim, a «Feira Gastronómica do Caracol».
Qual proporcionar dos prazeres do caracol, no prato ou à travessa, a outros públicos, Belmiro Domingos, cozinheiro, criador de caracóis e impulsionador do certame disse, a sul têm Loures e o “caracol saloio” e ao centro interior, a virtude de um certame que põe à prova 16 diferentes receitas, de como confeccionar e servir, esse bichinho lento, de antenas no ar, enquanto não é apanhado…e cozido, como os portugueses…!
Bom, políticas à parte certo é que, o impulsionador da iniciativa gerou consenso, acordou com a Câmara Municipal da Sertã e a Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim, a montagem da tenda e o dar de comer, a quem queira, no âmbito da sétima edição desta “Feira Gastronómica do Caracol”.
Tudo começou na Costa da Caparica, já lá vão 10 anos… Imaginação, criatividade e saber lá se chegou ao “Caracol à Caçador” onde entra também o “Coelho” …no prato, onde queriam que fosse ???!!
Contas feitas não é que se vê o “Fondue” do túnel desculpem, ao prato, comidas que estejam as caracoletas com diversos molhos… ah e as crianças, qual aula gastronómica, sempre podem provar um mini-prato de caracóis sem sal, ou quase, e irrevogavelmente sem “piripiri” (coisa de adultos! para aguentar a pedalada!!!)Cc-06/13
Tradicionais, fritos, cozidos, grelhados ou segundo as novas receitas do mentor da Confraria do Caracol, o tempo não é de “os pôr ao sol” mas sim, debaixo do centenário sobreiro junto ao Clube da terra, para mais uma edição da
![]()
Feira Gastronómica do Caracol,
Cernache do Bonjardim de 12 a 28 de julho
