Borrego “tesouro” de Celorico


borrego Celorico
Celorico da Beira sabe onde fica… ? E do que se come por estas paragens serranas, sabe?
Acarinhado enquanto cresce, apreciado no prato, aí está o Borrego com direito a consagração como referência gastronómica de fazer crescer “água na boca” e atrair milhares de comensais, pelo menos uma vez ao ano.

É no âmbito do “Festival do Borrego”, que tem lugar dia 3 de novembro na “Carrapichana” aldeia do concelho de Celorico da Beira, que a espécie merece as maiores atenções ou não fosse o “Borrego Serra da Estrela” um produto DOP (Denominação de Origem Protegida), proveniente de ovelhas de etnias leiteiras tradicionais da Serra da Estrela, como são os casos da Churra, Mondegueira e Bordaleira. Pratos confeccionados à base de borrego, uma feira de produtos regionais, um “leilão de Borregos” que é já uma referência no concelho e na região e muita animação onde os mais pequenos não são esquecidos contituem os atractivos deste singular evento.

Criada no já distante ano de 2009 a “Confraria do Borrego” conta com o apoio da Cãmara Municipal de Celorico da Beira para a realização deste evento que visa promover, divulgar e celebrar este produto tão afamado e apreciado, considerado mesmo um “tesouro” da gastronomia regional. Cc10/13

Feitas as apresentações será tempo de provar as inúmeras especialidades com que a restauração local presenteia os visitantes de Celorico, e muiros são, durante o período de 4 a 10 de novembro, em que decorre então o “Roteiro gastronómico do Borrego – Serra da Estrela”. E da “Canja de Borrego”, ao “Borrego Guizado”, “Borrego assado na braza”, “Caldeirada de Borrego” entre outros, fazem parte do menu desta VII edição.

Venha daí à descoberta do “tesouro” de Celorico… e não se arrepender!

«Festival do Borrego – Serra da Estrela”
“Roteiro Gastronómico do Borrego”
“Carrapichana” dia 3 de novembro
Celorico da Beira – de 4 a 10 de novembro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.