
Há coisas que nos fazem “crescer água na boca”… mas também aos milhares de turistas que visitam a cidade de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina no sul do Brasil.
É o caso do “pastelzinho de Belém” como é chamado e também do pastel de Santa Clara (Coimbra) as “estrelas” maiores da doçaria tradicional portuguesa a fazer sucesso naquela que é considerada a cidade “campeã de qualidade de vida” entre as capitais do Brasil.
Será talvez pela existência deste “galardão” que quase 1 milhão de turistas visita anualmente a capital catarinense. Atractivos culturais e naturais não faltam por estas paragens do sul do Brasil, onde praias paradisíacas e, até mesmo de nudistas, ou ainda uma vida nocturna que não costuma decepcionar, constituem as referências maiores desta cidade.Cc-10/13
Ah e também a gastronomia apelidada de “praiana” que aguça apetites a moradores e turistas. Detentora do título de “Capital Nacional das Ostras”, Florianópolis o que acontece por contar com diversas fazendas de ostras no seu território, acaba por dar a Florianópolis outro «distintivo» não menos importante que esse da qualidade de vida!
Depois, bom depois vêm então os Doces, sobretudo com sabor a maçã e banana a que se junta a boa doçaria portuguesa nomeadamente o «pastelzinho de Belém» e o «pastel de Santa Clara», entre verdadeiras ouras delícias…. de comer e “chorar por mais…”

Ah igualmente no artesanato este “lado de cá do atlântico” é lembrado, diria até apalpado, remexido… dado o sucesso das “rendas de bilros” que fazem o gosto de tantas e tantas turistas em Florianópolis.
