Território de pastoreio, também da produção de queijos, ainda para mais integrada na região demarcada do Queijo Serra da Estrela, Aguiar da Beira, não quis ficar de fora deste movimento de promoção dos produtos locais e arrancou com um evento que iria colocar uma freguesia e concelho na rota dos certames em que os produtos de referência e gastronomia locais estariam em evidência. Ganho a primeira aposta, o caminho faz-se caminhando “como soi dizer-se” e daí a organização da 3ª edição da Feira do Pastor e do Queijo.
Tendo por cenário Penaverde, a maior e mais antiga freguesia do concelho de Aguiar da Beira, o evento tem como atractivo maior, precisamente o Queijo Serra da Estrela. Mas a iniciativa visa igualmente homenagear a coragem e persistência deste homens da serra, os primeiros desta cadeia que vai do pastoreio dos animais, até à produção, comercialização de tão importante produto para a economia local e também nacional como é o queijo da Serra.
As provas, a comercialização, as experiências gastronómicas com o queijo da Serra da Estrela, a que se juntam as provas de vinhos do Dão, os concursos e muita animação marcam o certame de dia 6 de março em Penaverde, que conta com a especial presença e apoio de produtores de queijo e demais produtos made in concelho de Aguiar da Beira, que o mesmo é dizer as localidades de Carapito, Cortiçada, Dornelas, Eirado, Forninhos e Valverde.
O evento tem como propósito promover o Queijo Serra da Estrela e simultaneamente homenagear os pastores responsáveis pela sua produção. Este evento é habitualmente iniciado com a tradicional prova de queijo e provas de vinho do Dão, integrando ainda outras actividades, como concursos, a animação musical e o almoço regional. Conhecer este interior, degustar o Queijo Serra da Estrela e descobrir histórias de vida dos pastores, constituem ingredientes justificativos da incursão por terras de Aguiar da Beira.
Festa do Pastor e do Queijo Serra da Estrela
Penaverde, Aguiar da Beira dia 6 de março