Em Valença, o “Bacalhau” sabe como em nenhum outro lugar. As características muito particulares desta terra e concelho, fazem toda a diferença e só quem teve oportunidade de “viver”, saboreando Valença perceberá a razão desta afirmação…Daí o convite para que se façam ao caminho e à tradição gastronómica deste concelho. Por agora é o “Bacalhau à São Teotónio” o verdadeiro protagonista de um fim-de-semana gastronómico, irrepetível, pois mesmo que aproveite sábado e o domingo, para as suas refeições, em alguns dos 24 restaurantes aderentes a esta iniciativa, nenhuma delas será igual ainda que o prato seja o mesmo! Existe sempre algo diferenciador além de que nem todos os dias são iguais…
O bacalhau, todos sabemos, não é um produto nacional, mas a sua confeccção faz dele um prato bem português, ao qual os estrangeiros se rendem com enorme facilidade, embora nem sempre às primeiras garfadas. Então poderão questionar da especialidade valenciana…! Ora ai reside a especificidade que é o facto de ser “Bacalhau à São Teotónio”precisamente em homenagem a um santo, não um qualquer, mas mais ainda o primeiro santo português, natural de Valença.
Abençoados chefs de cozinha ou as excelentes cozinheiras desta terra que mantém não só a tradição, como ainda acrescentam saberes e sabores a um prato que, repita-se não se come em nenhum outro lugar. Ah também no domínio das tapas, variadas quanto saborosas, esta especialidade sobressai e conquista adeptos, naturais por nascimento ou por adopção de Valença como a sua terra.
Quem venha por bem…comer em Valença, para lá do especialíssimo bacalhau, pode juntar “Caldo Verde” à refeição no inicio ou de permeio, que culminará com uns “Borrachinhos de Valença”. Uma sobremesa tradicional e doce, deste cantinho minhoto. Quem prova não quer outra coisa, diz quem sabe, a não ser esta doçaria conventual à base de pão, a que se junta canela, açúcar e raspa de limão, bem encharcado numa calda digna dos deuses, onde o mel, o vinho tinto e de novo canela, entre outros ingredientes nos levam a “apaixonar” pelos borrachinhos de Valença.
De recordar que os fins de semana gastronómicos, são uma iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal em estreita ligação com o Município de Valença, com a preciosa colaboração da restauração do concelho e que tem nestes dias 19 a 21 de fevereiro, um ponto alto com dois dos ícones valencianos – Bê e Bê, ou seja o Bacalhau e os Borrachinhos.
Fim de semana gastronómico do “Bacalhau à São Teotónio”
Valença (restauração local) dias 19 a 21 de fevereiro 2016