“Rosquilha” tradição da Páscoa


A Páscoa é um tempo não só para as devoções e actividades religiosas, mas que em função delas se revelarem tradições, ao nível das oferendas, no quadro das visitas pascais, por exemplo, bem como na gastronomia, de uma maneira geral.
Deste modo muitas aldeias, sobretudo em regiões interiores do luso território,  bem como em  Trás-os-Montes, ainda hoje se preservam e promovem produtos diversos próprios desta época do ano ou quadra como Páscoa, onde pontificam por exemplo as “Bôlas” de carne nomeadamente, bolas ou bolos mas também as tradicionais Rosquilhas.  E por falar nesta “especialidade ” são elas que têm direito a uma visibilidade maior, entre todo um conjunto de outros produtos locais ou da terra, em Argozelo, no concelho de Vimioso. E assim se afirma a FEIRA da ROSQUILHA, que este ano vai para a sua 11ª edição, agendada para 12 e 13 de março.
A «Rosquilha» é um doce típico que contém farinha, açúcar, ovos, manteiga, azeite e banha de porco. A maioria destes ingredientes têm origem local, o que por si só já garante grande qualidade à rosquilha, produzida como “doce da Páscoa” e elogiada por todos quantos assinalam a quadra,  e ou vêm ao concelho de Vimioso, em busca do reviver de tradições, do provar e comprar produtos locais e regionais. E muitos são como bem sabemos, desde o fumeiro resultante do aproveitar das carnes de porco, aos azeites, aos doces, aos vinhos…
Feira da Rosquilha- 11ª edição
Argozelo, Vimioso, dias 12 e 13 de março 2106
feira_de_argozelo_1_515_315

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s