atraídos pelos “sabores” de Baião


Os sabores genuínos do concelho de Baião e da região ,voltam a merecer o destaque e todas as atenções, no âmbito da Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, que tem lugar a 4, 5 e 6 de março.

De características idênticas ao certame de anos anteriores, a organização muda o calendário e eleva o nível, atribuindo as mesmas responsabilidades de bem representar o concelho, ao fumeiro tradicional, ao peculiar Cozido à Portuguesa, que se poderia chamar de “Cozido à moda de Baião” e aos Vinhos de Baião, a novidade da presente edição do evento que, conquista a cada ano, mais adeptos da cozinha regional e dos produtos locais e das belezas naturais deste território.

E tal como o cartaz indicia, “almoçar, passear e comprar” constituem “o três em um” em que o Município de Baião, aposta para dinamizar a economia local, promover os produtos da terra e fazer do concelho um destino turístico onde a gastronomia é elemento de extrema importância, fazendo aliás juz à ideia que muita gente se conquista pelo estômago!

Um menu assente no “prato-rei” que é o cozido à portuguesa, mas como se comprovará com um toque muito especial, dado pelas cozinheiras e chefs da restauração aderente à iniciativa e que diga-se, apresenta capacidade para bem servir largas centenas de pessoas em simultâneo, garantindo a qualidade e atenção ao cliente. ah  será de aduzir que os não apreciadores de cozido existe uma não menos saborosa opção – um Arroz de Moira com grelos”.  O fumeiro tradicional, onde salpicão, presunto, linguiça, moira, alheira, pá, farinheira, barriga e cabeça fumada têm lugar cimeiro, a que se juntam os vinhos, produzidos no concelho e região, já que refeição sem um bom vinho, não seria a mesma coisa… A montra completa-se com a broa de milho, os doces regionais, os citrinos da Pala, o biscoito da Teixeira, os vinhos verdes de Baião, o artesanato, os licores, o mel, os chocolates, as compotas, os queijos, o pão de ló e as amêndoas. Qual tempero surgem os grupos de música tradicional portuguesa, os tocadores de concertinas, os cantares ao desafio, ranchos folclóricos e os grupos de bombos num fim de semana sobretudo animado e muito saboroso. Resta fazer o desafio a todos os comensais para que descubram e usufruam de Baião, das suas facetas de postal de turismo e lazer num território de fácil acessibilidade e que calha em caminho …

Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião

Baião, dias 4, 5 e 6 de março 2016

123.0.pos

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s