Um, dois, uma dúzia, trinta dias para saborear o que de melhor tem e sabem fazem fazer as gentes de Vila Nova da Barquinha. O Mês do Sável e da Lampreia, duas das referências do rio Tejo que banha este território é a proposta do município de vila Nova da Barquinha. O objectivo é promover a cozinha típica e tradicional do concelho de Vila Nova da Barquinha o que se consubstancia com estes dois pescados ou apanhados nas malhas dos que por aqui se dedicam à apanha de tão famoso ciclóstomo ou do peixe que agora e neste tempo vai à mesa, com uma toque muito especial das cozinheiras e chefs de cozinha da restauração do concelho aderente a esta mostra gastronómica. Banhado por três rios – Tejo, Zêzere e Nabão – este território tem no peixe do rio a sua principal fonte de sabores.
Iguarias como Açorda de Sável e Arroz de Lampreia, entre outras receitas tradicionais, são servidas à mesa dos restaurantes aderentes, num concelho cuja história está intimamente ligada à actividade piscatória.
Ah e logo depois da refeição a oportunidade de passear de barco até tempos longínquos da história, do património arquitectónico e paisagístico deste concelho e região até ao Castelo de Almourol.
“Coma na Barquinha e vá de barquinho” à descoberta dos sabores do Sável e da Lampreia.
XXII Mostra gastronómica de Vila nova da Barquinha -fevereiro e março 2016